Clube dos 27: Como o espiritismo explica a morte desses músicos nessa idade?

Você acharia coincidência ou maldição um grupo de famosos morreram aos 27 anos? Será lenda? Acontece que esse grupo existe e é conhecido como Clube dos 27, nome supersticioso dado a um grupo de grandes nomes da música que morreram com essa idade. O termo se popularizou em 1994 com a morte de Kurt Cobain, mas já aconteceu inúmeras vezes antes, principalmente na década de 70. 

Confira abaixo uma pequena lista com alguns desses nomes e as datas de seus desencarnes: 

  • Robert Johnson (1938)
  • Brian Jones (1969)
  • Janis Joplin (1970)
  • Jimi Hendrix (1970)
  • Jim Morrison (1971)
  • Dave Alexander (1975)
  • Kurt Cobain (1994)
  • Amy Winehouse (2011)

Acontece que muitas das causas dessas mortes se deu em decorrência de overdose de álcool ou drogas ou problemas ligados às elas, demonstrando os abusos e excessos cometidos por esses espíritos em suas encarnações. 

Muitos que alimentam as crendices populares e as lendas urbanas dizendo se tratar de uma maldição, talvez pouco ou nada conhecem do espiritismo. Mas a doutrina pode nos elucidar sobre esse tema?

Encontramos no Evangelho Segundo o Espiritismo alguns trechos que nos ajudam a entender esses desencarnes que chamam tanta atenção e geram curiosidades. O primeiro esclarecimento que a obra nos proporciona é em relação aos cuidados com o corpo e com o espírito. 

Amai, pois, a vossa alma, porém, cuidai igualmente do vosso corpo, instrumento daquela. Desatender as necessidades que a própria Natureza indica, é desatender a Lei de Deus. Não castigueis o corpo pelas faltas que o vosso livre-arbítrio o induziu a cometer e pelas quais é ele tão responsável quanto o cavalo mal dirigido, pelos acidentes que causa.

Devemos cuidar do corpo e nos manter saudáveis, pois o corpo é a expressão de nosso espírito. Os excessos e abusos que cometemos prejudicam nossa matéria, então atente-se. O álcool e as drogas nesses casos foram faltas cometidas aos próprios corpos. 

Encontramos também no Evangelho um trecho importante que fala sobre as mortes prematuras, de espíritos que morreram com poucos anos de vida na encarnação, como podemos interpretar o caso desses músicos que morreram. 

Crede-me, a morte é preferível, numa encarnação de vinte anos, a esses vergonhosos desregramentos que pungem famílias respeitáveis, dilaceram corações de mães e fazem que antes do tempo embranqueçam os cabelos dos pais. Frequentemente, a morte prematura é um grande benefício que Deus concede àquele que se vai e que assim se preserva das misérias da vida, ou das seduções que talvez lhe acarretassem a perda. Não é vítima da fatalidade aquele que morre na flor dos anos; é que Deus julga não convir que ele permaneça por mais tempo na Terra.

Ainda que compreendemos os abusos e as negligências com os cuidados com o corpo que abriga o espírito nessa encarnação, podemos compreender as mortes prematuras como uma oportunidade que Deus concede aos que estavam fazendo mal uso do tempo na Terra e que muito provavelmente iria prosseguir se aqui continuasse.

Cada caso é um caso e cada espírito vive uma situação individual, então de fato não podemos aqui generalizar ou afirmar quaisquer questões sobre as encarnações desses irmãos. Cabe a nós sempre orarmos para que eles tenham luz e tirar bons aprendizados com todas essas situações possíveis. 

Confira também o que diz Núbia Polatti sobre o Clube dos 27:

Fontes: Rolling Stones | Super Interessante | History

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat