Como estudar as obras de Allan Kardec?

Como estudar as obras de Allan Kardec?

Antes de mais nada, vamos relembrar que a doutrina espírita surgiu no século 19, através de Allan Kardec, que depois de muito estudo e muita pesquisa codificou os 5 livros bases do espiritismo, são eles:

  • O Livro dos Espíritos (1860) ou O que é o Espiritismo (1859)
  • O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864)
  • O Livro dos Médiuns (1861)
  • O Céu e o Inferno (1865)
  • A Gênese (1868)
Como estudar as obras de Allan Kardec?

Primeiramente, a leitura e o estudo continuado das obras de Allan Kardec sempre renovam a nossa oportunidade de aprendizado. E ainda, nos dá a impressão que estamos diante de um conteúdo inédito. Isso ocorre devido a atualização do conteúdo doutrinário, ou seja, as obras de Kardec continuam sendo atual. E também, devido a oportuna necessidade que temos em atualizarmos nosso entendimento, ou seja, precisamos “atualizar” nossa ignorância, buscar novos conteúdos. 

Entretanto, no meio espírita, existem muitos centros que utilizam apostilas. E quando passamos a estudá-la não está escrito o que Kardec propôs, e sim, o que o autor escreveu. 

No programa Livre Pensamento, Paulo Henrique de Figueiredo, citou o seguinte exemplo:

Por exemplo, se você quer saber mais sobre a psicanálise, você tem que estudar o livro do Freud.

Paulo completou,

Na doutrina espírita é a mesma coisa. Temos que ir na fonte. No espiritismo, muitas das obras, em virtude dos desvios que a doutrina sofreu no século 20, saiu da proposta de liberdade de Kardec, da autonomia. E acabaram caindo na proposta do castigo, da recompensa de Deus, a maioria dos livros secundários, sem ser os de Kardec, trazem essas mensagens.

A partir disso, perguntar-se: O que é estudar Kardec? Como estudar as obras de Allan Kardec?

Ainda de acordo com Paulo Henrique, estudar Kardec, é formar um grupo que vai pegar as obras dele e vai destacar os trechos. Porém, este grupo vai estudar de forma progressiva, ou seja, vão analisar também a revista espírita. 

Se nós estamos estudando a doutrina espírita temos que conhecer seus princípio.

Paulo destacou:

Os estudos das obras de Kardec não tem fim, não pode ser um cursinho de 1 ou 2 anos. Tem que ser um grupo de estudo continuado sempre. Porque vamos estudar do mais simples conteúdo até o mais complexo.

Quais são as coisas mais importantes durante os estudos espíritas?

1ª aprender a falar quando não sabe 

2ª absolver do meio da pesquisa, do meio científico, a seguinte postura:  eu posso defender uma ideia e o outro vai defender a dele. Por isso, vou ouvir seus argumentos e juntos vamos buscar qual é a melhor ideia.

Para finalizar, lembre-se que é preciso estudar as obras para ver as propostas de Allan Kardec, por isso, busque um centro espírita sério. 

Quer saber mais sobre como estudar as obras de Allan Kardec nas Casas Espíritas? Então, confira o programa Livre Pensamento:

 

 

 

Fonte Imagem: R7

 

 

leave a reply

WhatsApp chat