Os primeiros fenômenos espíritas dos tempos modernos começaram em 1848, em Hydesville, Estados Unidos, na casa da Família Fox. No local, moravam John D. Fox, sua mulher Margareth Fox e suas duas filhas Kate, 11 de anos e Margareth, de 14.
A casa que era conhecida por estranhos acontecimentos começou a apresentar de início leves batidas e sons parecidos com arranhões nas paredes, assoalhos e móveis.
Entretanto, os ruídos cresceram, as batidas ficaram mais nítidas. Até que na noite do dia 31 de março de 1848, foi descoberto um modo de entrar em contato com o “invísivel”.
A filha mais nova do casal, Katie de 11 anos, desafiou a “força invisível”, batendo palmas, ela disse:
Sr. Pé Rachado, faça o que eu faço
Imediatamente as palmas se repetiram e quando a menina parou, o som parou em seguida.
Com aquela resposta, Margareth, disse brincando:
Agora faça exatamente como eu. Conte um, dois, três,quatro e bateu palmas.
O que ela pediu foi repetido com exatidão.
Assustados, os pais resolveram investigar o que estava acontecendo, até que depois de diversas perguntas, descobriram que o espírito que se comunicava chamava Charles Rosma. Ele disse que havia sido assassinado naquela casa cinco anos antes e que seu corpo estava enterrado na Adega.
Após o ocorrido, David, outro filho do casal Fox, juntamente com os amigos escavaram a adega, onde encontraram uma tábua, carvão, cal, além de cabelos e ossos humanos. Porém, somente 56 anos mais tarde é que conseguiram encontrar o esqueleto completo, que provou, acima de tudo, que alguém havia sido enterrado na casa das Irmãs Fox.
A família ficou abalada com a situação. E como parecia que o fenômeno estava ligada às Irmãs Fox, elas foram afastadas de casa. Mas, nas casas em que estavam, os ruídos ainda eram ouvidos.
Com isso, as irmãs foram investigadas por pesquisadores. E mais tarde, começaram as reuniões públicas onde as Irmãs Fox passaram a se manifestar ostensivamente. Era uma nova mensagem que vinha do mundo dos Espíritos, conclamando os homens para uma outra posição filosófico-religiosa.
Quer saber mais sobre as Irmãs Fox? Então, confira o programa Repensar, da TV Mundo Maior:
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Faça uma doação pelo site: feal.colabore.org

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||
