Um dos processos mais difíceis que passamos na vida é: lidar com a perda de um ente querido. Vivenciar esta separação é algo inevitável na vida, e mais cedo ou mais tarde todos irão experimentar.
Muitas pessoas, possuem dificuldade para lidarem com a perda, e por isso, buscam o contato com ente querido.
Devemos tentar o contato com a pessoa amada? Será que por meio do sonho nosso parente está estabelecendo um contato?
Contato com entes queridos
A doutrina espírita nos mostra que o contato com entes queridos é uma prova de que a morte não existe, o que acontece na verdade é somente uma mudança do plano físico para o espiritual.
E ainda, ela nos ensina também que caso haja necessidade, o contato será feito.
No programa Boletim, da TV Mundo Maior, André Marouço, disse que o contato com entes queridos irá depender do tipo de contato que iremos querer.
Uma coisa é um contato que tem como objetivo saber se eles estão bem, para matar a saudade. Outra coisa, é quando nós interrompemos a nossa vida, e entramos em um processo de rebeldia, de não aceitação, de depressão.
E completou:
Precisamos analisar que tipo de contato queremos ter com aquele ente querido. Muitas vezes, este contato é egoísta, de não desprendimento daqueles que seguiram o seu curso.
Vale lembrar que assim como os espíritos encarnados, os desencarnados continuam a sua evolução espiritual.
E o que a doutrina espírita fala sobre os sonhos? Seria um contato com entes queridos?
Ainda no programa Boletim, André Marouço, disse que o espiritismo nos ensina que existem três tipos de sonhos.
- O primeiro diz respeito ao resultado de nossa experiência orgânica;
- O segundo, é de lembrança (momento em que temos acesso ao nosso pré-consciente e até mesmo o inconsciente)
- O terceiro, é o chamado “sonho espírita”, que diz respeito ao resultado que se deu no desprendimento do espírito do corpo.
Então, pode ser as duas coisas: pode ser reminiscências que nós tivemos de vidas presentes ou até mesmo de vidas passadas que tivemos com aqueles que regressaram para o plano espiritual. Ou pode ser de fato um encontro que se deu na espiritualidade quando eles vieram nos visitar ou nós que fomos no lugar que eles estão e nós os visitamos, André Marouço.
No entanto, para que isso ocorre, temos que evitar que as paixões nos escraviza e nos conduza, durante o período do sono, a campos menos felizes da experiência espiritual.
Para finalizar, não fique triste ou pensando em fazer um contato com o ente querido. Vibre e reze para que eles estejam em paz, e para que, os espíritos de luz ajudem tanto a nós (espíritos encarnados) como os desencarnados.
Como foi dito acima, os espíritos desencarnados continuam a sua evolução, por isso, podemos, muitas vezes, atrapalhar a sua jornada espiritual. Já que ficamos sofrendo e pensando neles.
Então, agradeça o tempo que foi vivido com a pessoa, perdoe. Não fique vivendo eternamente o luto. E como a doutrina espírita nos ensina, a morte não existe. Um dia iremos reencontrar o ente querido.
Saiba mais sobre o assunto no programa Boletim
Fonte: TV Mundo Maior

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||
