Depressão, Ansiedade e o Espiritismo - Rádio Boa Nova

Depressão, Ansiedade e o Espiritismo

Afinal, o que sabemos sobre Depressão? Ou sobre nossa mente?
Fico me perguntando: será que todos ouvem os ecos da mente? Convenhamos e tomemos a ciência do poder de nossa mente e dos pensamentos que produzimos nos mais diversos instantes. Toda a força dos nossos pensamentos reverberam em nossa vida e muitas coisas que acontecem em nossa vida produzem novos pensamentos. Uma engrenagem linda e ao mesmo tempo perigosa. 

Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, em seu relatório divulgado no dia 2 de Março de 2022, casos de depressão e ansiedade aumentaram cerca de 25% no primeiro ano da pandemia de Covid 19. Mulheres e jovens foram os mais afetados. A OMS também apontou os cenários que propiciam esses aumentos. 

O isolamento social figurado principalmente pela distância de amigos e familiares é um dos pontos importantes. Surgiu desse primeiro momento da pandemia a solidão, o medo da infecção e também o luto pela perda de entes queridos. Outro ponto observado pela OMS foi a perda de emprego e as preocupações financeiras. 

Cenários tristes e angustiantes que acarretam inúmeros questionamentos. Onde está a felicidade? Por que estamos vivendo isso? Encontro uma elucidação na obra O Evangelho Segundo o Espiritismo, no item Melancolia: 

 

“Sabeis por que, às vezes, uma vaga tristeza se apodera dos vossos corações e vos leva a considerar amarga a vida? É que vosso Espírito, aspirando à felicidade e à liberdade, se esgota, jungido ao corpo que lhe serve de prisão, em vãos esforços para sair dele. Reconhecendo inúteis esses esforços, cai no desânimo e, como o corpo lhe sofre a influência, toma-vos a lassidão, o abatimento, uma espécie de apatia, e vos julgais infelizes.”

 

Muitas vezes passamos por situações complicadas em nossa vida e nos vemos em um turbilhão de pensamentos que nos levam a crer que somos infelizes. Digo que é preciso parar e observar a vida de uma outra perspectiva. Difícil? Mais do que imaginamos e muito além do que pode ser traduzido em palavras. Mas digo que a fé e o auxílio espiritual ajudam a minimizar as inquietações da mente melancólica. 

É de suma importância você poder contar com pessoas de confiança, amigos e familiares com quem possa dividir os seus sentimentos e dores. Procure profissionais responsáveis na área da saúde mental como psicólogos e psiquiatras. O acompanhamento e o diagnóstico desses profissionais ajudará a buscarem juntos a melhor maneira e o melhor tratamento para minimizar os efeitos que a Depressão e a Ansiedade podem causar em nossas vidas. 

Nesse momento é importante que todos compreendam que nunca estarão sozinhos. Amigos, familiares, profissionais da área da saúde mental, os espíritos protetores que nos acompanham, todos eles estão ao nosso lado mostrando que não estamos sós e que Deus estará sempre com a gente enviando todos os espíritos amigos, encarnados e desencarnados, para ajudar a passarmos por tempos difíceis. E passaremos…


Precisa de um apoio emocional? Ligue para o CVV – 188 e fale com os voluntários do Centro de Valorização da Vida ou acesse
cvv.org.br
Você também pode contar com os voluntários do Centro de Atendimento Solidário Online em feal.com.br/juntospeloespiritism

 

Confira mais no Mês Espírita Mundial

 

Deseja saber mais sobre Depressão, Ansiedade e o Espiritismo ? Acompanhe na programação do 1ª Mês Espírita Mundial um vídeo especial e esclarecedor sobre o assunto.

Confira também na programação outros temas interessantes do Espiritismo!

Faça a sua inscrição pelo site do evento para receber todas as informações, curiosidades e a programação completa do 1ª Mês Espírita Mundial que será realizado durante todo o mês de abril. Acesse: feal.com.br/mes-espirita-mundial

 

Dica de leitura Mundo Maior Editora

 

Confira uma reflexão de André Marouço sobre Depressão:

https://youtu.be/CeQ_iydQ5sQ 

Unidades Feal

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||

Feal

Você gostou deste conteúdo?

Há décadas a FEAL - Fundação Espírita André Luiz assumiu o compromisso de divulgar conteúdos edificantes voltados ao bem estar dos seres humanos gratuitamente e, com a sua ajuda, sempre será.

Podemos contar com você?

leave a reply

WhatsApp chat