Dia Internacional da Dança – 29 de abril

A dança é considerada uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre).

Pés de casal dançando tango

Dia 29 de abril comemoramos o Dia Internacional da Dança. A data foi instituída pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982, sendo cada vez mais reconhecida por artistas e profissionais da área por dar maior visibilidade à arte, lembrar-se de sua importância e de suas demandas.

Primeiras manifestações e Formas de expressão

As danças coletivas aparecem desde a origem da civilização. Seu objetivo associava-se à adoração das forças superiores para obter êxito em expedições guerreiras, de caça ou ainda para solicitar bom tempo e chuva.

O desenvolvimento da sensibilidade artística determinou a configuração da dança como manifestação estética. No antigo Egito, 20 séculos antes da era cristã, já se realizavam as chamadas danças astro teológicas em homenagem ao deus Osíris.

Na Grécia clássica, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos. Com o Renascimento, a dança teatral, virtualmente extinta em séculos anteriores, reapareceu com força nos cenários cortesões e palacianos.

Podendo existir como manifestação artística ou como forma de divertimento e/ou cerimônia, também pode ser expressa como arte por meio dos signos de movimento, tendo ligação com a música ou não, para um determinado público, que ao longo do tempo foi desvinculado das particularidades do teatro.

Movimente essa ideia!

Dançar proporciona saúde física e mental, melhora a autoestima e é uma ótima aliada do nosso bem-estar!

“A dança é a linguagem escondida da alma”. Martha Graham

 

Foto ilustrativa: freeimages.com

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat