É possível saber em qual encarnação estou?

qual encarnação estou
qual encarnação estou

Muitas pessoas questionam qual o objetivo da encarnação? Se é possível saber em qual encarnação está, etc.

Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos, fala que a encarnação tem como objetivo fazer com que o espírito saia de sua condição de simples e ignorante para chegar a perfeição, ou seja, para se tornar espírito puro.

Qual é a finalidade da encarnação dos Espíritos?

Resposta: Deus a impõe com o fim de levá-los à perfeição: para uns, é uma expiação; para outros, uma missão. Mas, para chegar a essa perfeição, eles devem sofrer todas as vicissitudes da existência corpórea; nisto é que está a expiação. A encarnação tem ainda outra finalidade, que é a de pôr o Espírito em condições de enfrentar a sua parte na obra da Criação. É para executá-la que ele toma um aparelho em cada mundo, em harmonia com a matéria essencial do mesmo, a fim de nele cumprir, daquele ponto de vista, as ordens de Deus. E dessa maneira, concorrendo para a obra geral, também progredir. (O Livro dos Espíritos, questão 132)

E completou:

Os Espíritos que, desde o princípio, seguiram o caminho do bem têm necessidade da encarnação?

Resposta: Todos são criados simples e ignorantes e se instruem através das lutas e atribulações da vida corporal. Deus, que é justo, não podia fazer feliz a uns, sem penas e sem trabalhos, e por conseguinte sem mérito. (O Livro dos Espíritos, questão 133)

Ou seja, Deus é justo e bom, por isso, não poderia fazer alguns felizes e outros infelizes. Eles nos criou do jeito mais perfeito, para que busquemos as nossas próprias conquistas, com os desafios das encarnações.

E ainda, estamos sempre passando por várias encarnações espirituais para buscarmos a perfeição espiritual. Por isso, nascemos e morremos quantas vezes for preciso.

Diante disso, pergunta-se: É possível saber em qual encarnação estou?

De acordo com Maria Izilda Netto, no programa Sem Dúvida, da TV Mundo Maior, é difícil dizer porque depende de várias situações para que nós avancemos em nossa jornada evolutiva.

“Por quantas encarnações já passamos? Quantas vezes já teremos nascido na Terra? Essas questões são difíceis de serem respondidas e eu perguntaria: Em que essas respostas poderiam contribuir para o nosso aprimoramento?”

Maria Izilda completou:

“A encarnação ou reencarnação não tem limites nitidamente definidos. A passagem dos espíritos pela vida corpórea serve para que eles possam cumprir, por meio de uma ação material os desígnios, cuja execução Deus lhe confia. Então, a reencarnação depende do cumprimento ou não dessas missões. Assim, não se pode precisar o número de reencarnações que uma pessoa já teve”.

Ainda no programa, a comunicadora falou a respeito da questão dos espíritos mais evoluídos e dos menos evoluídos. Confira:

“Alguns espíritos evoluem mais rapidamente devido ao seu esforço, com isso, reencarnam menos. Já outros, são mais lentos, permanecendo mais tempo e muito vezes nas existências corpóreas. Portanto, tudo dependerá de nós, quanto mais rápido progredirmos moral e intelectualmente menos encarnações teremos que passar”.

E finalizou:

“Quando nosso espírito estiver alcançado todos os graus de evolução moral e intelectual seremos espíritos puros e não mais precisaremos reencarnar”.

Saiba mais sobre o assunto: Como posso saber em qual encarnação estou, no programa Sem Dúvida:

 

 

 

 

Por Juliana Chagas 

Jornalista e produtora da Rádio Boa Nova

leave a reply

WhatsApp chat