QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

-->

“Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.” André Luiz

Artigos

A Educação no Brasil

Enviado em 27 de abril de 2016 | No programa: Juventude Maior | Escrito por | Publicado por Juliana Chagas

Mão escrevendoA Educação no Brasil é um dos temas mais debatidos pela população em geral, e isso já há muitos anos. Há quem defenda que a educação pública era muito superior há 30 (trinta) anos ou mais. Sempre ouvimos dos nossos pais e/ou responsáveis que elxs estudaram em escola pública e que se envergonham do nível da educação pública atual. Mas qual seria o motivo de tanto descaso com o referido tema? (não venha me falar que a ditadura militar é boa pra educação) Vamos desmembrar resumidamente o caso em questão.

Como todos sabemos, muitos dos recursos federais são destinados à educação em nosso país, porém não atingem seu devido fim, visto que estamos cercados de governantes corruptos que desviam essa verba para beneficio próprio, seja econômico ou de influência. Isso não é opinião política, é fato. Não me refiro a alguém em específico, não iniciaremos um debate entre Esquerda vs Direita, Neoliberal vs Neonazista, Bolacha vs Biscoito, etc.

A questão é que nossa situação é alarmante. Escolas correndo perigo de serem fechadas e estudantes se mobilizando em massa para defendê-las; professores se manifestando por melhores condições de trabalho e sofrendo agressões covardes de alguns profissionais EM ESPECÍFICO que, antes do início do exercício de suas respectivas funções, juraram “servir e proteger”; alunos desinteressados que humilham e ameaçam professores que tentam os ensinar; estudantes que passam fome e tem na merenda de sua escola sua única refeição no dia; entre outros.

O problema do Brasil não é a carga horária, não é a grade de matérias, não são os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Nosso problema é com a falta de assistência e apoio aos professores que nos ensinam, a falta de infraestrutura e condições de trabalho para que os mesmos possam exercer com mais cuidado e prazer sua profissão.

Nosso problema é a corrupção que nos cerca de todos os lados, seja do político representante eleito pelo povo, ou do vizinho que estaciona em vaga destinada a deficientes físicos, e do “cidadão de bem” que não devolve o troco errado dado pelo padeiro da esquina. O problema da educação é a falta dela. E a culpa é minha. É sua. De todos nós que, quando vemos algo errado e/ou imoral, nos calamos. A culpa é nossa por aceitar pequenos atos de corrupção, justificando para nossas consciências que “tem gente que faz pior”. São nas pequenas atitudes que mudamos o país. E é em nossas atitudes que nossas crianças irão olhar e se espelhar;

Sou fã do Gabriel O Pensador, então para encerrar o debate em questão, deixo um trecho da música ‘Estudo Errado’ dele para reflexão:

Encarem as crianças com mais seriedade,

Pois na escola é onde formamos nossa personalidade.

Vocês tratam a educação como um negócio, onde a ganância a exploração e a indiferença são sócios.

Quem devia lucrar só é prejudicado.

Assim ‘cês’ vão criar uma geração de revoltados

Tá tudo errado e eu já ‘tou’ de saco cheio

Agora me dá minha bola e deixa eu ir embora pro recreio…”.

Foto ilustrativa: http://www.freeimages.com/

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

Deixe seu comentário:

WhatsApp