Espiritismo é uma religião?

O espiritismo é uma religião?

Primeiramente, o espiritismo surgiu na França no século 19, e foi codificado pelo  pedagogo Hyppolyte Léon Denizard Rivail, mais conhecido como Allan Kardec, após muito trabalho e investigação. 

E ainda, a doutrina é baseada em três aspectos, são eles:

  • Ciência porque apresenta ideias a partir de fatos, fenômenos mediúnicos, etc.
  • Filosofia pois sua temática abrange objetos de conhecimento que estão além da existência sensível: a existência de Deus, leis morais, etc. 
  • Religião, pois o espiritismo tem como objetivo a prática do Evangelho e dos princípios cristãos.

A partir destes conceitos básicos, muitas pessoas defendem a doutrina como uma religião, e outros como uma filosofia. 

Afinal, o espiritismo é uma religião?

De acordo com Alexandre Caldini, no programa Interpretando a Vida, o espiritismo é uma filosofia. 

Kardec falou que o espiritismo é: ciência, filosofia e também pode ser uma religião, na medida em que faz a aproximação do divino de Deus com o homem. 

Ainda no programa, Caldini disse que em seu entendimento, Kardec prezava muito mais a filosofia espírita do que a religião espírita. Por que?

Porque a religião é uma coisa que em geral, tolhe, trava. Daqui para fora não pode. A religião não permite isso, aquilo.

Caldini completou?

Então, talvez valha a pena pensar no espiritismo como uma coisa mais ampla, uma filosofia do bem viver, em contato com o bem. Aliás, é o que o Cristo ensinou, e ainda, é o que todas as religiões ensinam: o amor o outro, a si mesmo, a compreensão, etc.

Para finalizar, Caldini disse:

Se o espiritismo é uma religião ou não, se você vai se identificar como religiosamente um espírita ou não, pouco importa!. 

O importante mesmo é não deixar o lado ruim da religião, o lado que fecha, acontecer no espiritismo. Porque, parte da beleza do espiritismo é justamente que não há um líder, um dono, uma autoridade máxima. Cada centro espírita cuida das suas belezas. 

Não se preocupe com a sua religião, preocupe-se em ser uma pessoa de bem!

Confira a seguir o programa Interpretando a Vida e saiba mais sobre: O espiritismo é uma religião?

 

 

 

Fonte: Eu sem fronteiras

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat