Espiritualidade e Ansiedade – A vivência da espiritualidade ajuda no tratamento da ansiedade? 

Bom meus caros, inicio lhes perguntando se algum de vocês sabe o que é Espiritualidade e Ansiedade? É bem possível que você esteja vivenciando os dois em sua experiência encarnatória, uma lhe possibilita crescimento, a outra é um obstáculo a ser vencido. 

Espiritualidade e Ansiedade – A vivência da espiritualidade ajuda no tratamento da ansiedade?

Espiritualidade se trata da busca por um significado para a vida, isso através de conceitos que transcendem o tangível, ou seja, é à procura de um sentido de conexão com algo maior que a si próprio. É importante ressaltar que a espiritualidade independe de uma ligação religiosa, você não precisa vivenciar uma religião, pois a espiritualidade pode ser experienciada, e peço licença para dizer, de forma independente.

A ansiedade, por sua vez, parte do campo psíquico com os sentimentos ligados à preocupação, nervosismo e medo intenso. O que seria algo natural e de certa dose positivo ao ser humano pode virar um distúrbio que atrapalha o nosso dia a dia com o excesso de preocupação com situações futuras. A Ansiedade gera sintomas físicos como respiração ofegante, falta de ar, palpitação e dores no peito, agitação, irritabilidade, insônia, entre outros, mas também pode gerar sintomas psicológicos como: preocupação excessiva, dificuldade de concentração, nervosismo, medo constante, desequilíbrio de pensamentos e a sensação de que vai perder o controle das coisas ou que algo ruim vai acontecer. 

Essa é uma situação vivenciada por 9,3% dos brasileiros, segundo dados da Organização Mundial da Saúde de 2019, sendo o país mais ansioso do mundo. Logo digo a você que possui alguns desses sintomas descritos acima ou já ouviu alguém dizer que você é ansioso demais, não tenha vergonha alguma de procurar ajuda médica, tratamentos psicológicos e/ou psiquiátricos. É fundamental cuidarmos do nosso corpo físico, da nossa psique. 

Mas não podia deixar de trazer a vocês palavras sábias que vem recebendo no período de vivência da espiritualidade, dito que também sofro de ansiedade e pertenço às estatísticas da OMS. Vivenciar a espiritualidade, para mim, representa uma pausa grande da grande agitação que a vida cotidiana nos cobra, é aquela desacelerada fundamental para restabelecer a mente.

Ouvi que preciso andar mais devagar para poder apreciar a paisagem que existe ao longo do caminho que estou percorrendo. E é claro que essa metáfora foi muito significativa, porque enquanto o lado ansioso acelera, a vivência da espiritualidade pede que repensemos com calma e temperança todas as coisas que voam em nossa mente.  De nada adianta acelerar os pensamentos dentro de nossa mente, isso só faz com que não os raciocinamos de forma correta e também não nos leva a uma solução, ou ao menos uma solução viável e positiva. 

A prece, a meditação, um tempo que tiramos para nos conectar com a natureza, com algo superior, com nós mesmo é fundamental nesse processo de autocuidado e desaceleração da vida. Como disse e ressalto, não devemos de maneira alguma deixar de lados os tratamentos psicológicos e/ou psiquiátricos, ,mas terapias integrativas e uma vivência espiritual agregam nesse processo. 

Sabemos que tudo na vida tem o poder de nos ensinar desde que estejamos prontos para aprender. A Ansiedade é uma delas, aprenda o que tiver que aprender enquanto busca o reequilíbrio interior nesse belo da espiritualidade. Pise devagar, não corra, espero, exercite a paciência e admire o caminho enquanto caminha pela vida, tudo pode ser ainda mais belo do que é agora.

 

Fonte: Revista Exame

 

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Assistente de Mídias Sociais na TV Mundo Maior.

 

 

Faça uma doação pelo site: feal.colabore.org

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat