Esquecimento do Passado – Espiritismo sem Mistério

Esquecimento do Passado - Espiritismo sem Mistério No capítulo V, Esquecimento do Passado, do livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, é possível compreender os motivos pela perda de lembranças sobre nossas vidas passadas.

As lembranças poderiam, muitas vezes, atrapalhar a atual encarnação do Espírito. Para a Doutrina Espírita o Esquecimento do Passado também pode ser conhecido como véu do esquecimento.

O Espiritismo explica que esse véu nos servem como auxílio para podermos exercitar o amor nas relações sociais e familiares. Se não houvesse o Esquecimento do Passado poderíamos alimentar ainda mais mágoas e raivas de irmãos próximos, como filhos, pais ou irmãos.

Neste capítulo do Evangelho é dito que Deus nos concede o que necessitamos: “a voz da consciência e as tendências instintivas”. Ou seja, através das intuições do inconsciente e das inspirações transmitidas pelos espíritos protetores temos conteúdo necessário para seguirmos a nossa encarnação.

Mas também temos alguns fleches e lembranças vagas que podem explicar algumas questões com o intuito de nos ajudar. Essas “certezas” podem vir da nossa voz íntima ou mesmo, e talvez com mais frequência, pelos sonhos.

É importante lembrarmos que o Esquecimento do Passado “ocorre apenas a vida corpórea”. Ao desencarnarmos e voltarmos “à vida espiritual, readquire o Espírito a lembrança do passado”.

Portanto, não há necessidade alguma de ficar ansioso por lembranças que podem prejudicar o progresso de sua encarnação. O que lhe for servir, a espiritualidade superior tomará as providências devidas. Confie em Deus e ore para que possa ter a sabedoria de escutar os Espíritos Amigos e seguir o melhor caminho rumo a evolução.

Saiba também:

Para saber mais sobre o assunto, assista:

Esquecimento do passado – Espiritismo sem Mistério

 

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Fontes: O Evangelho Segundo o Espíritismo, cap V; O Livro dos Espíritos, perguntas 392 à 399.

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Estagiário de Marketing na TV Mundo Maior.

Unidades Feal

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||

Feal

Você gostou deste conteúdo?

Há décadas a FEAL - Fundação Espírita André Luiz assumiu o compromisso de divulgar conteúdos edificantes voltados ao bem estar dos seres humanos gratuitamente e, com a sua ajuda, sempre será.

Podemos contar com você?

leave a reply

WhatsApp chat