QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

-->

“Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.” André Luiz

Estudo_espirita

8 de Março – A Mulher têm alma e direitos

Enviado em 8 de março de 2019 | Publicado por Rádio Boa Nova

O Dia 8 de Março foi oficializado como Dia Internacional da Mulher pela ONU em 1975, entretanto a luta por direitos e igualdade permeia ao início do século XX e o final do século XIX.

Neste período os países mais industrializados da Europa e os Estados Unidos, viveram manifestações e greves organizadas e realizadas pelas mulheres. Na maioria trabalhadoras de fábrica que lutavam por melhores condições e menor jornada de trabalho.

A igualdade salarial também fora uma de suas reivindicações, igualdade esta buscada até os dias de hoje no mercado de trabalho. Em passos lentos os direitos trabalhistas e políticos foram sendo adquiridos.

Mas ainda em meados do século XIX, Allan Kardec já analisava a questão de igualdade de Gênero. O Artigo intitulado “As Mulheres têm Alma?”, publicado na edição de janeiro de 1866 da Revista Espírita.

Durante o artigo, Kardec expõe o quanto as mulhere eram na época inferiorizada e posta a submissão ao homem. Ele critica posturas culturais e religiosas que questionavam até mesmo se as mulheres teriam alma, ideia que ironizou no título.

 

“se esta igualdade não passar de uma concessão do homem por condescendência, aquilo que ele der hoje pode ser retirado amanhã, e que tendo para si a força material, salvo algumas exceções individuais, em massa ele sempre levará vantagem. Ao passo que se essa igualdade estiver na Natureza, seu reconhecimento será o resultado do progresso e, uma vez reconhecido, será imprescritível.”

 

O questionamento para esse dia 8 de março é se ainda não estaríamos vivendo tais concessões, dito o número alarmante de casos de feminicídio, assassinato de mulheres cometidos em razão do gênero.

 

Teria Deus criado almas masculinas e femininas, fazendo estas inferiores àquelas? Eis toda a questão. Se assim fosse, a inferioridade da mulher estaria nos decretos divinos e nenhuma lei humana poderá transgredi-los. Tê-las-ia, ao contrário, criado iguais e semelhantes? Nesse caso as desigualdades, baseadas na ignorância e na força bruta, desaparecerão com o progresso e o reinado da justiça.

 

Que dia 8 de março seja um dia de lembrarmos as lutas históricas das mulheres e nos dispormos sempre ao progresso, evidenciando as imperfeições morais do ser humano a fim de corrigi-las. Portanto, Feliz Dia Internacional da Mulher!

 

8 de Março – Dia Internacional da Mulher

Feliz Dia da Mulher!

Leia também:

 

Para saber mais sobre o assunto, assista:

 

A mulher e o espiritismo | Interpretando a Vida

 

 

Ainda há desigualdade de gêneros no mercado de trabalho? | Espírito de mulher

 

Parte 1

 

 

Parte 2

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário:

WhatsApp