QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

-->

“Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.” André Luiz

Estudo_espirita

Alzheimer na visão espírita: Idoso faz serenata todos os dias para a mulher com a doença

Enviado em 1 de fevereiro de 2019 | Publicado por Rádio Boa Nova

alzheimer na visão espírita

O que podemos entender por Alzheimer na visão espírita?

Nas últimas semanas uma foto do músico Lúcio Yanel, de 72 anos, viralizou nas redes sociais. Todos os dias o idoso faz serenatas para sua esposa que enfrenta a fase mais grave do Mal de Alzheimer.

Em entrevista ao site da BBC, Lúcio disse que entre uma música e outra, busca tranquilizar o olhar perdido e acalentar o choro de Sueli de Fátima. Ainda na entrevista, o músico falou que encontrou nas apresentações uma forma de se aproximar da mulher.

Casados há 25 anos, o músico disse ainda que tem enfrentado períodos difíceis, já que a esposa não consegue mais andar, falar ou se alimentar.  

Na foto em que se apresentava com seu violão para Sueli, o músico fez uma desabafo:

“Já faz alguns anos que o maldito Alzheimer vai me roubando a minha amada companheira. E para que me sinta ao seu lado, minhas serenatas diárias. Tu és o meu melhor público”, escreveu.

Alzheimer

Segundo estudos a respeito do tema, estima-se que 5% da população acima dos 65 anos passa a desenvolver a doença. As causas não são completamente conhecidas e os tratamentos ajudam aliviar os sintomas, porém, não impedem a evolução do Alzheimer.

É possível destacar algumas características mais comuns de pessoas que sofrem do Mal de Alzheimer. Como:

  • Perda de memória recente;
  • Isolamento;
  • Teimosia;
  • Desconfiança, etc

Alzheimer na visão espírita

O Alzheimer na visão espírita é muito complexo e não tem um regra. Não podemos julgar por qual motivo a pessoa desenvolve a doença.

Por isso, a doutrina espírita tem como objetivo ensinar que nada é para sempre, a não ser o espírito que é eterno, com isso, as doenças vêm e vão e servem como lição.

Com o avanço da humanidade, estamos cada vez mais caminhando para o mundo de regeneração, com isso, os problemas vão desaparecendo. Logo, as doenças vão diminuindo porque aprendemos a lidar com elas.

Por isso, o nosso papel é estudar cada vez mais para buscar melhorias, enfrentar os desafios e superar as barreiras do dia a dia. Para que assim, um dia possamos nos encontrar livres de doenças.

Prevenção

Não existe vacina ou medicamentos para a prevenção da doença. Entretanto, muitos acreditam que a adoção de hábitos saudáveis podem diminuir a probabilidade do desenvolvimento do Alzheimer. Por exemplo:

  • Leitura;
  • Exercício de raciocínio;
  • Atividades que mantenham as conexões neuronais ativas, etc

Já do ponto de vista espiritual, é preciso praticar a caridade, a tolerância, a aceitação, o amor ao próximo, a elevação do pensamento, atos estes que contribuem tanto para o aperfeiçoamento do espírito como evita transtornos de todas as ordens. E não se esqueça do “Orai e Vigiai”.

Saiba mais sobre o Alzheimer na visão no programa Boletim

Fontes: TV Mundo Maior | BBC

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

Deixe seu comentário:

WhatsApp