QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai se não por mim.” Jesus

Estudo_espirita

Animais na visão espírita

Enviado em 30 de novembro de 2018 | Publicado por Rádio Boa Nova

animais na visão espíritaOs animais são como nossos irmãos mais velhos, e além de atenção, eles merecem amor e carinho. O espírito Erasto, em O Livro dos Médiuns, escreveu:

“Deus colocou os animais ao lado dos homens como auxiliares para os alimentar, vestir, ajudar. Eles lhes deu uma certa dose de inteligência, para que, para ajudar seria necessário compreender”.

Além de alimentar, vestir e ajudar, os animais são companheiros fiéis. E como fazem parte da família, quando desencarnam fazem falta, por isso, muitos, questionam: Como ficam os animais no plano espiritual?

Outra questão que gera muita dúvida diz respeito a mediunidade dos animais. Quantas vezes não vimos, por exemplo, cachorros latindo para uma parede? Ou então, um cavalo pulando no ar? Os animais são médiuns?

Confira a seguir algumas considerações a respeito dos animais na visão espírita.

Animais na visão espírita

O espiritismo define o plano espiritual como uma realidade extra-física, onde os espíritos se encontram. Nele, existem diversas colônias espirituais, onde os chamados espíritos afins, no mesmo nível de evolução se agrupam, formando assim, sociedades.

Já em relação aos animais, eles não possuem a consciência de si mesmo, não escolhem entre o bem e o mal, além de não serem submetidos à Lei de Causa e Efeito.

De acordo com os espíritos superiores, em O Livro dos Espíritos, os animais não são espíritos errantes, ou seja, não possuem o livre-arbítrio. E por conta disso, não podem andar livremente pelo plano espiritual.

Com isso, o que acontece quando eles chegam no plano espiritual?

O Espírito da Verdade nos apresentou a seguinte consideração:

“Sobrevivendo ao corpo em que habitou, a alma do animal vem a achar-se, depois da morte, nem estado de erraticidade, como a do homem?

“Fica numa espécie de erraticidade, pois que não mais se acha unida ao corpo, mas não é um Espírito errante. O Espírito errante é um ser que pensa e obra por sua livre vontade. De idêntica faculdade não dispõe o dos animais. A consciência de si mesmo é o que constitui o principal atributo do Espírito. O do animal, depois da morte, é classificado pelos Espíritos a quem incumbe essa tarefa e utilizado quase imediatamente. Não lhe é dado tempo de entrar em relação com outras criaturas.”

Ou seja, quando chega no plano espiritual, os animais são recebidos por Espíritos de Luz que os direcionam a determinados trabalhos, aprendizados, dependendo de seu grau evolutivo.

Mediunidade dos animais

Os animais possuem, sim, mediunidade. Entretanto, será que eles podem intermediar os pensamentos daqueles que desencarnaram?

Primeiramente, vamos entender o que é ser médium. De acordo com O Livro dos Médiuns, ser médium

Se médium significa servir aos espíritos como um elo entre os desencarnados e encarnados. O objetivo principal é realizar a comunicação entre os espíritos terrenos e os do além-túmulo.  Sem o médium, não conseguiríamos ter comunicações de nenhum modo (escritas, físicas, entre outros).

Os animais conseguem fazer essa ligação?

Ainda de acordo com O Livro dos Médiuns, Deus fez os animais para serem companheiros do homem. Eles são auxiliares na nossa evolução. Desta forma, os animais são seres que não possuem a habilidade da consciência dos encarnados.

Entretanto, o que significa quando uma pessoa fala que seu animal vê espíritos?  

Os animais por ter uma certa dose de inteligência, são aptos a ver espíritos por conta da energia emitida deles. Mas daí comparar que o animal pode servir de intermediário para a transmissão do pensamento dos espíritos há um abismo: “a diferença das naturezas”, O Livro dos Médiuns.

“Resumindo: os fatos mediúnicos não se podem manifestar sem o concurso consciente ou inconsciente do médium, e só entre os encarnados, Espíritos como nós, é que podemos encontrar os que nos podem servir de médiuns. Quanto a educar cães, aves ou outros animais para fazerem tais ou quais exercícios, é assunto vosso e não nosso”.

Saiba mais sobre os animais na visão espírita

 

 

 

Por Juliana Chagas 

Jornalista e produtora da Rádio Boa Nova

Deixe seu comentário:

WhatsApp