QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

-->

“Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.” André Luiz

Estudo_espirita

Como usar as redes sociais de forma positiva? – Programa Manhã Boa Nova

Enviado em 5 de julho de 2019 | Publicado por Rádio Boa Nova

redes sociais de forma positivaComo usar as redes sociais de forma positiva? 

As redes sociais estão dominando cada vez mais as vidas das pessoas. Muitos quando saem com os amigos, com os familiares, passam mais tempo com os celulares nas mãos do que conversando. 

E ainda, as redes podem gerar inveja, ódio, solidão, isolamento, baixa autoestima, ansiedade social. Por exemplo, quando uma pessoa sai e posta foto se divertindo, viajando, o outro, pode sentir inveja porque não foi convidado, porque não consegue viajar. etc. 

Uma pesquisa americana que foi publicada no jornal Correio do Povo do Paraná, mostrou que mais de um terço da população americana considera as redes sociais prejudiciais a saúde mental. E somente 5% consideram as redes positivas para a saúde, enquanto, 45% falaram que há efeitos positivos e negativos. 

Ainda na pesquisa, uma psicóloga estudou os perigosos das interações online e o mau uso das redes sociais. E apresentou seis dicas de como reduzir os efeitos negativos. Confira:

  1. Limite quando e onde utilizar as redes sociais 
  2. Tenha períodos de “detox” (fique uns dias sem acessar as redes)
  3. Tenha atenção no que você faz e como se senta 
  4. Seja consciente 
  5. Faça uma limpa 
  6. Não permita que as redes sociais substitua a vida real 

Diante disso, pergunta-se: Será que precisamos abandonar os serviços tecnológicos por completo para mantermos uma rotina saudável?

De acordo com o comunicador Ildo Rosa, no programa Manhã Boa Nova, de jeito nenhum!

“A espiritualidade não mede esforços para a nossa evolução. E a internet é mais uma ferramenta a serviço que pode acelerar a nossa evolução”. 

Ildo completou:

“A nossa grande questão é de ordem moral. Qualquer coisa pode ser transformada em uma arma em que podemos fazer mau uso. Isso ocorre por conta da condição moral que estamos buscando. O grande desafio é: crescermos moralmente, melhorarmos moralmente para fazer bom uso de todas as ferramentas que a espiritualidade maior disponibiliza para o nossos crescimento.” 

Como usar as redes sociais de forma positiva?

Segundo Adriana Fukuda precisamos descobrir uma forma de nos adequarmos. 

“Determine focos de interesse e horários de uso, por exemplo, durante uma atividade física não leve o seu celular”. 

Já Ildo Rosa disse que precisamos entender que as redes sociais são somente ferramentas e não a nossa vida, por isso, temos que ter disciplina. 

Fique atento ao tempo que você passa na internet. Lembre-se que você tem uma vida social, não dependa das redes sociais para ser feliz!

Saiba mais sobre o assunto:

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

Deixe seu comentário:

WhatsApp