QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

-->

“Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.” André Luiz

Estudo_espirita

Experiência de Quase Morte (EQM)

Enviado em 10 de abril de 2019 | Publicado por Rádio Boa Nova

O que é a chamada Experiência de Quase Morte (EQM)?

A experiência de quase morte (EQM) diz respeito a um conjunto de sensações e visões que estão relacionadas à morte iminente. Ou seja, são relatos de pessoas que estão fora do corpo.

Por exemplo, há pessoas que ficaram em coma e disseram ter passado pela EQM. Geralmente, essas pessoas se viram sobre o leito do hospital, perceberam todas as intervenções que ocorreram, além de, terem ouvido as conversas nos corredores.

E ainda, existem também relatos de pessoas que visitaram parentes, passaram por túneis e lugares tanto alegres como tristes.

Um dos relatos mais famosos é de Divaldo Pereira Franco. Confira:

“No ano de 1985 eu tive uma lipotímia. Estava a proferir uma conferência, na nossa associação, em Salvador (Brasil) quando um espírito disse-me, um espírito muito amigo, para sair dali porque ia desmaiar e era provável que morresse. Pareceu-me anedótico. Terminei a palestra e dirigi-me a uma das nossas salas, na nossa sede. No momento em que me acercava de um divã, tive uma estranha sensação de paragem cardíaca, a princípio a lipotímia e depois a paragem cardíaca, e, senti-me fora do corpo.

Então, um filho médico, a nossa enfermeira universitária e mais dois médicos que estavam presentes na reunião acorreram para me darem assistência. Curiosamente, eu senti um grande bem-estar. Vi-me fora do corpo e recordei-me de uma afirmação de Joanna de Ângelis (guia espiritual de Divaldo Franco) que me havia dito que no dia em que eu perdesse a consciência e a visse, havia acontecido o fenômeno biológico da morte. Eu olhei à minha volta e não a vi. Vi então a minha mãe, que se aproximou de mim. Perguntei-lhe: “Mãe, eu já morri?” e ela disse-me: ” Ainda não”. Dentro de alguns minutos eu comecei a preocupar-me, pois se passasse muito tempo poderia ter a morte cerebral e ficar apenas em vida vegetativa.

Mas, minha mãe, voltou e disse-me: “Seus amigos espirituais dão-te uma moratória, tu viverás um pouco mais.” E eu perguntei-lhe: “Quanto tempo”? Ela respondeu-me: ” Não sei”. Então, voltei ao corpo.

Experiência de Quase Morte (EQM) e espiritismo

A doutrina espírita vê a EQM como um fato normal em que o indivíduo ao se aproximar da morte, continua normalmente a sua atividade espiritual.

E ainda, o espiritismo nos ensina também que muitas dessas experiências resultam do desligamento parcial do Espírito. E um dos fortes da doutrina é a imortalidade do espírito e a passagem dele para o plano espiritual.

Esses relatos da experiência de quase morte se explicam, devido a existência da imortalidade do espírito e de outros planos.

Saiba mais sobre o assunto nos programas Boletim e Mistérios:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

 

 

 

 

Fonte: TV Mundo Maior

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

Deixe seu comentário:

WhatsApp