QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“Aquele que crê em mim nunca estará sozinho.” Jesus

Estudo_espirita

Filosofia e Espiritismo: Crônica Espírita “Eu queria saber sobre Sócrates”

Enviado em 14 de setembro de 2018 | Publicado por Rádio Boa Nova

Filosofia e Espiritismo: Crônica Espírita “Eu queria saber sobre Sócrates”A filosofia está presente em nossa vida e nos faz questionar ante a vida. Dentre os muitos dilemas que tenho, o maior deles talvez seja em relação ao meu lugar no mundo, ou de modo mais direto “qual a minha missão?”. Acho que são questionamentos grandes demais para esse texto, não é mesmo caro leitor?

Pensei então em escrever sobre filosofia e espiritismo. “Vamos falar sobre Sócrates”, pensei, esperançoso para ser simples. Fui ingênuo.

Acreditei que esse tema teria muito a agregar ao nosso desenvolvimento intelectual, porém um filósofo e sua humilde sabedoria destruíram minha pauta. Como dizem por aí, a ordem vem do caos. Após uma conversa com o Doutor em Filósofo, Antonio Carlos Tarquinio tive a felicidade de não escrever sobre Sócrates.

Eu digo felicidade, não desmerecendo o tema, mas dando mérito a reflexão que tive naquela tarde de terça-feira. A grande mesa da sala de reuniões hoje estava aberta ao pensamento e a reflexão da vida.

Dentre as muitas coisas ditas por Tarquinio, algumas me chamaram a atenção e causaram um certo êxtase seguido por um incômodo. Me arrisco em dizer que a melhor filosofia é aquele que incomoda e o tira da zona de conforto.

Falamos sobre reforma íntima, espiritismo e evolução espiritual, sem falar diretamente sobre esses temas. Uma questão importante é o conhecimento de si próprio, conhecida na filosofia grega como “Conhece-te a ti mesmo”. 

Tarquinio me disse que isso seria o cuidado por si mesmo, de fato talvez essa seja a essência da evolução, devemos cuidar do nosso íntimo, pois a possibilidade de crescimento está nele.

Devemos ver mais o que o mundo nos oferece para crescer, mas geralmente essa é uma tarefa difícil. A busca pela perfeição é ingrata por ser inacabável ante a realidade humana, assim como buscar responder o que é verdade ou que é Deus.

Sobre o que era verdade, o filósofo respondeu o seguinte:

 “Eu não sei. No fundo a gente não sabe quem é deus, quem a gente é e não sabemos o que é o mundo.”

A resposta para a primeira questão, “Qual é minha missão?”, estava todo o tempo na minha frente: Viver. As demais respostas o exercício da vida nos dará, basta apenas paciência, muita paciência.

Foi o que aconteceu comigo nesta entrevista. Eu não fiquei sabendo muito bem sobre Sócrates, (quem sabe um dia, não é mesmo), mas aprendi muitas outras coisa e a maior delas se resume na célebre frase de Sócrates (quem disse que ele não apareceu) “Só sei que nada sei”.

 

Leia também:

 

Para saber mais sobre o tema filosofia e espiritismo, assista:

 

O que é Filosofia Espírita? | Filosofando

 

Parte 1

 

 

 

Parte 2

 

 

 

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Estagiário de Marketing na TV Mundo Maior.

 

 

Deixe seu comentário:

WhatsApp