QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

-->

“Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.” André Luiz

Estudo_espirita

Jovem e espiritismo

Enviado em 7 de fevereiro de 2019 | Publicado por Rádio Boa Nova

jovem e espiritismoA doutrina espírita foi difundida na França, em 1857, e ainda, ela não é uma filosofia tão antiga quanto as outras religiões. Com isso, podemos perguntar: Por que é difícil a relação entre jovem e espiritismo?

Jovem e espiritismo

A juventude é um período de muitas escolhas que podem se tornar decisivas para a vida. E ainda, o jovem é regado de muitas sensações e sentimentos, já que, acaba sofrendo uma descarga de hormônios que causam alterações de humor.

Além disso, existe também a questão espiritual. Pois, nesta fase da vida, o jovem toma consciência de suas tendências e daquilo que é. Portanto, é comum experimentar sensações que pode ser ou não mediúnicas. Por consequência, é aí que existe muitas confusões e erros. Por que isto acontece?

Jovem e mediunidade

De acordo com uma matéria do Jornal O Clarim, existem dois tipos de jovens: o primeiro diz respeito a aqueles que possuem a mediunidade e o segundo são aqueles que não têm.

Ou seja, os primeiros dizem respeito aos jovens que apresentam os fenômenos mediúnicos autênticos, e com muito estudo e atenção conseguem desenvolvê-las.

E o segundo, são aqueles jovens que apresentam fenômenos que acabam sendo confundidos com a mediunidade. Eles podem vivenciar os fenômenos, no entanto, limitam-se a episódios restritos que passam com o tempo. Entretanto, porque isto ocorre?

Por falta de conhecimentos nas questões que dizem respeito ao jovem e espiritismo. Já que, elas não são trabalhadas no movimento espírita.

Movimento Espírita

Sobre o jovem e espiritismo, Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos, questão 385, disse:

“Qual o motivo da mudança se opera no seu caráter a uma certa idade, e particularmente ao sair da adolescência?

Resposta: É o Espírito que se modifica? É o Espírito que retoma a sua natureza e se mostra tal qual era”.

Ou seja, a adolescência é um período de descobertas. Portanto, reflexões, debates, são necessários para mostrar ao jovem o quanto o contato com a doutrina espírita pode ser positivo.

O espiritismo é aberto para todos os tipos de pessoas, não há uma regra de como segui-lo. Portanto, é possível existir uma relação entre o jovem e espiritismo.

O jovem tem a capacidade de compreender os ensinamentos tanto quanto um adulto.O movimento espírita tem inúmeras atividades: assistência social, sessões mediúnicas, estudos, palestras que os jovens podem escolher quais querem participar.

Para finalizar, não pode esquecer Jesus, que passou por todas as fases da vida e nos deixou vários ensinamentos.

Dê uma oportunidade aos jovens, lembre-se que eles são o presente e não o futuro. E valorize todos os seres humanos que está a sua volta. Saiba ver seus diferenciais.

Saiba mais sobre o jovem e espiritismo no programa Juventude Maior:

 

Fontes:  Blog Mundo Maior Editora | O Clarim | TV Mundo Maior

 

 

 

 

Por Juliana Chagas 

Jornalista e produtora da Rádio Boa Nova

 

 

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

Deixe seu comentário:

WhatsApp