QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

-->

“Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.” André Luiz

Estudo_espirita

Juventude e depressão: Qual a importância da mocidade espírita?

Enviado em 9 de agosto de 2019 | Publicado por Rádio Boa Nova

Juventude e depressão A depressão é uma doença que atinge qualquer faixa etária (criança, jovem, idosos), e atinge a rotina do indivíduo. Segundo relatos de pessoas que sofrem com a depressão, a doença é ausência de sentimentos, e não o fato de estarem tristes constantemente, como muitos pensam.

E ainda, as pessoas que sofrem com a depressão não enxergam um significado para viver. É um estado de apatia e sentimento de vazio.

Algumas pesquisas apontam que os índices de depressão vem aumentando. De acordo com estudos quase 300 milhões de pessoas sofrem com esta doença no mundo. Somente no Brasil, 5,8% da população têm depressão. E os números vêm aumentando também no que diz respeito a juventude e depressão.

Juventude e depressão

A juventude é um período na qual as pessoas têm várias descobertas. O adolescente está em formação profissional, emocional, etc. E pesquisas confirmam que o índice de jovem com depressão vem aumentando.

De acordo com dados que foram divulgados recentemente, anualmente 800 mil pessoas desencarnam em decorrência do suicídio. E ainda, o suicídio é o quarto tipo de morte que mata jovens entre 18 e 29 anos, sendo que, na maior parte dos casos, está vinculado a sintomas depressivos.

Diante desses fato, pergunta-se: Qual a importância da mocidade espírita? Qual o papel dos pais?

Os pais precisam ficar atentos nas atitudes dos filhos, e caso o filho demonstre algum sintoma de irritabilidade, tristeza, raiva, etc. Eles devem procurar ajuda médico e espiritual.

No livro Obras Póstumas, entramos a seguinte passagem:

“E, como se não se operasse com bastante rapidez a destruição, os suicídios se multiplicarão em proporções inauditas, até entre as crianças. A loucura jamais terá atingido tão grande quantidade de homens que, antes mesmo de morrerem, estarão riscados do número dos vivos. São esses os verdadeiros sinais dos tempos e tudo isso se cumprirá pelo encadeamento das circunstâncias, como já o dissemos, sem que haja a mais ligeira derrogação das leis da Natureza.”

Ou seja, há uma alerta para a humanidade no que diz respeito ao período de transição pelo qual estamos passando. Já que, estamos enfrentando problemas sociais, de saúde, entre outros.

Por isso, as casas espíritas, as mocidades precisam conhecer, estudar sobre a depressão tanto em jovens e crianças como em adultos. Precisam saber quais métodos existem para auxiliar neste transtorno, para indicar as pessoas que chegam a casa espírita com algum sintoma.

E ainda, esses estudos, pesquisas, servem para acolher aqueles que procuram o centro.Já que muitos não entendem que a depressão é uma doença que exige tratamento.

Leia mais: Jovens espíritas no combate as fake news – Juventude Maior

Por isso, o preparo com as alternativas que a medicina oferece de tratamento, junto ao conhecimento e o tratamento espírita, podem evitar o suicídio. E ainda, é preciso esclarecer alguns pontos da doutrina espírita. Por exemplo, o conhecimento e o entendimento de Deus, a Lei de Reencarnação. Além de indicar passes, palestras, estudos, etc.

Já a mocidade espírita, é primordial que elas tratam este assunto, para que assim, os jovens se sintam acolhidos e vejam que o local passa confiança.  Lembre-se que é na mocidade espírita, que são construídas amizades que dão um suporte para os jovens em momentos difíceis.

Para finalizar, lembre-se que a depressão é uma doença Há tratamento, porém não existe cura. O tratamento será feito durante toda a vida.

Fonte: O Clarim 

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

Deixe seu comentário:

WhatsApp