QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“A melhora de tudo para todos começa na melhora de cada um.” Emmanuel

Estudo_espirita

O que são espíritos puros?

Enviado em 24 de janeiro de 2018 | Publicado por Rádio Boa Nova

Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos, codificou a doutrina a partir de perguntas aos Espíritos Superiores, sendo que a palavra “superiores” está ligada à Escalas dos Espíritos.

Na questão 100, de L.E, é possível encontrar a Escala, que tem como base o grau de progresso, as qualidades por eles adquiridas e as imperfeições ainda presentes.

“Esta classificação nada tem de absoluta: nenhuma categoria apresenta caráter bem definido, a não ser no conjunto: de um grau a outro, a transição é insensível, pois, nos limites, as diferenças se apagam, como nos reinos da Natureza, nas cores do arco-íris ou ainda nos diferentes períodos da vida humana. Pode-se, portanto, formar um número maior ou menor de classes, de acordo com a maneira por que se considerar o assunto”. (O Livro dos Espíritos)

Admite-se três categorias, são elas:

  • Terceira Ordem – Espíritos imperfeitos: são os espíritos que são apegados a matéria, além de terem propensão ao mal e estarem presos à ignorância, orgulho e egoísmo. Falta para esses espíritos a compreensão em Deus.

Nem todos são essencialmente maus; em alguns, há mais leviandade. Uns não fazem o bem, nem o mal; mas pelo simples fato de não fazerem o bem, revelam a sua inferioridade. Outros, pelo contrário, se comprazem no mal e ficam satisfeitos quando encontram ocasião de praticá-lo.

Vêem a felicidade dos bons, e essa visão é para eles um tormento incessante, porque lhes faz provar as angústias da inveja e do ciúme.

  • Segunda Ordem – Bons Espíritos:  Está ordem diz respeito aos espírito predominante a matéria. Além de praticarem o bem, por isso, quando mais adiantados eles forem, maiores qualidades morais possuem.

Esses espíritos compreendem Deus e o Infinito, trabalham para a bondade e são movidos pelo amor, não experimentando assim, o ódio, rancor, orgulho e egoísmo.

Uns possuem a ciência, outros a sabedoria e a bondade; os mais adiantados juntam ao seu saber as qualidades morais. Não estando ainda completamente desmaterializados, conservam mais ou menos, segundo sua ordem, os traços da existência corpórea, seja na linguagem, seja nos hábitos, nos quais se encontram até mesmo algumas de suas manias. Se não fosse assim, seriam Espíritos perfeitos.

O que são Espíritos Puros?

São aqueles que possuem superioridade intelectual e moral absoluta, com isso, não sofrem qualquer influência da matéria. E ainda, esses espíritos não precisam mais reencarnar e não estão sujeitos à provas e expiações porque já alcançaram a perfeição.

Com isso, vivem junto a Deus desfrutando a felicidade, além de terem como missão guiar os espíritos inferiores em busca do aperfeiçoamento das expiações e da disseminação do bem.

São os mensageiros e os ministros de Deus, cujas ordens executam, para a manutenção da harmonia universal. Dirigem a todos os Espíritos que lhes são inferiores, ajudam-nos a se aperfeiçoarem e determinam as suas missões. Assistir os homens nas suas angústias, incitá-los ao bem ou à expiação das faltas que os distanciam da felicidade suprema é para eles uma ocupação agradável. São, às vezes, designados pelos nomes de anjos, arcanjos ou serafins.

Saiba sobre o assunto:

 

 

Por Juliana Chagas 

Jornalista e produtora da Rádio Boa Nova

Deixe seu comentário:

WhatsApp