QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

-->

“Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.” André Luiz

Estudo_espirita

Origem do espiritismo

Enviado em 27 de fevereiro de 2019 | Publicado por Rádio Boa Nova

origem do espiritismoQual a origem do espiritismo?

O espiritismo surgiu no século 19, na França, após vários estudos e um profundo trabalho de investigação. Análises estas que foram feitas por Hippolyte Léon Denizard Rivail, que mais tarde usaria o pseudônimo de “Allan Kardec”.

Origem do espiritismo

Inicialmente, vamos falar de como Kardec ficou sabendo dos fenômenos das chamadas mesas girantes.

Um certo dia, andando pelas ruas de Paris, o professor e autor Hippolyte Léon, encontrou-se com um amigo que lhe descreveu uma série de fenômenos que chamavam a atenção na Europa. E que supostamente seriam provocados pela ação direta de espíritos.

Embora estivesse descrente com essas informações. Hippolyte León, estava curioso, por isso, começou a frequentar algumas reuniões. Onde observou mesas e outros objetos ganharem movimentos sem a ajuda de qualquer pessoa ou qualquer mecanismo especial. Vale destacar que o caso das Irmãs Fox que marcou os primeiros fenômenos do espiritismo.

Rivail, não aceitou de imediato esses fenômenos, mas estava disposto a entendê-los. A partir disso, passou a estudá-los e após muita leitura, análise, Rivail concluiu que esses fenômenos possuíam origem inteligente e que eram provocados por seres humanos que habitaram a terra. Assim sendo, Kardec os identificou como “Espíritos dos homens”, que haviam morrido.

A partir deste momento, o professor Rivail, fez diversas perguntas aos Espíritos, analisou as respostas, comparou-as e as codificou, tudo feito sempre com o crivo da razão.

Por fim, assim teve origem o espiritismo. E sua primeira obra foi “O Livro dos Espíritos”, lançada em 1857, seguido pelo:

  • O Livro dos Médiuns (1861)
  • O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864)
  • O Céu e o inferno (1865)
  • A Gênese (1868)

Origem do espiritismo e o pseudônimo “Allan Kardec”

A saber, seu pseudônimo surgiu após uma sessão, onde ouviu de um médium que ele já fora um celta chamado Allan Kardec.

O médium disse ainda que, ele deveria reunir os ensinamentos, as conclusões dos últimos séculos em uma doutrina que propagasse os ensinamentos de Cristo e trouxesse alívio para os corações dos homens.

Em síntese, lembre-se que a doutrina espírita codificada por Allan Kardec, tem caráter científico, filosófico e religioso. E a proposta esta expressa em uma das máximas de Kardec, presente na obra A Gênese, que diz:

O espiritismo, marchando com o progresso, jamais será ultrapassado porque, se novas descobertas demonstrassem estar em erro sobre um certo ponto. Ele se modificaria sobre esse ponto; se uma nova verdade se revelar, ele a aceitará”.

Saiba mais sobre a origem do espiritismo no programa Sem Dúvida, da TV Mundo Maior:

 

 

 

Fontes: Revista Superinteressante | FEB

Deixe seu comentário:

WhatsApp