QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

-->

“Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.” André Luiz

Estudo_espirita

Parentesco Corporal e Espiritual – Programa Alma Querida

Enviado em 4 de julho de 2018 | Publicado por Rádio Boa Nova

parentesco corporal e espiritualO que é parentesco corporal e espiritual?

A doutrina espírita nos ensina que nós, encarnados na Terra, temos a possibilidade de nos expressarmos, de vivermos experiências necessárias para o nosso desenvolvimento, no relacionamentos com os demais, etc.

E ainda, a cada reencarnação levamos conosco as tendências que vivenciamos em outras existências, e como possuímos o livre-arbítrio vamos reagindo às situações, às circunstâncias do meio em que vivemos. Como? Fazendo escolhas, errando, acertando, e também sempre aprendendo coisas novas, nos transformando e nos desenvolvendo.

A importância da família

A partir disso, a família tem um papel fundamental neste desenvolvimento, já que é um importante instrumento porque permite que continuemos em nossa trajetória evolutiva.

Segundo o livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, a família é organizada no plano espiritual. Um Espírito pode escolher nascer em uma família com quem brigou em vidas anteriores tendo como objetivo a reconciliação.

Espíritos Afins

Geralmente, os nossos parentes são espíritos afins, simpáticos ligados por relações anteriores. Entretanto, pode acontecer de serem completamente estranhos, espíritos que não simpatizam, o que acaba gerando brigas, desentendimentos, com o objetivo de transformar essas ações inferiores e transformar em seres pacientes, compreensivos, além de desenvolver o amor em si.

Portanto, a família é um instrumento de evolução espiritual, onde todos estão em processos de reajustes e resgate de débitos. E nesta caminhada, são formados laços de simpatia (de família), de amor que foram construídos, mas também laços de inimizades.

Laços de Família

Allan Kardec, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, fala que os laços de sangue não são necessariamente os laços espirituais.

“O corpo procede do corpo, mas o Espírito não procede do Espírito, porque este existia antes da formação do corpo. O pai não gera o Espírito do filho: fornece-lhe apenas o envoltório corporal. Mas deve ajudar seu desenvolvimento intelectual e moral, para o fazer progredir. (Evangelho Segundo o Espiritismo)

Portanto, existem dois tipos de famílias: Parentesco Corporal e Espiritual

O que é Parentesco Corporal e Espiritual?

Allan Kardec em O Evangelho Segundo o Espiritismo tratou primeiramente do parentesco espiritual e depois do parentesco corporal. Confira!

O parentesco espiritual é algo duradouro e facilmente identificável. São aquelas pessoas que tem prazer na companhia do outro. Elas possuem valores em comum e o relacionamento é tranquilo e prazeroso.

Allan Kardec, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, diz:

As primeiras, duradouras, fortificam-se pela purificação e se perpetuam no mundo dos Espíritos, através das diversas migrações da alma”. (Evangelho Segundo Espiritismo)

Já o parentesco corporal diz respeito aos laços consanguíneos. O espírito que irá habitar o corpo pode não ter afinidade com os familiares, pode ser um inimigo do passado ou um espírito que não se conheceram em encarnações anteriores. Este segundo caso poderá se dissolver na mesma encarnação ou quando desencarnar.

Por isso, é comum encontrar irmão que possuem mais afinidade com estranhos do que com os irmão consanguíneos.

As segundas, frágeis como a própria matéria, extinguem-se com o tempo, e quase sempre se dissolvem moralmente desde a vida atual”. (Livro O Evangelho Segundo o Espiritismo).

Kardec, completou

Foi o que Jesus quis fazer compreender, dizendo aos discípulos: “Eis minha mãe e meus irmãos”, ou seja, a minha família pelos laços espirituais, pois “quem quer que faça a vontade de meu Pai, que está nos céus, é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

Ou seja, Jesus faz referências às famílias espirituais, que se reúnem os que se afinam em ideias e sentimentos. Destacando-se assim da corporal, provisória, instrumento importante para o desenvolvimento moral do Espírito.

Lembre-se, que independente de qual for nosso laço familiar, precisamos nos esforçar para conviver com nossos familiares consanguíneos. A família é uma oportunidade de trocas de experiências, ideias, de exercer o amor ao próximo.

Saiba mais sobre o assunto: Parentesco Corporal e Espiritual no programa Alma Querida, com Dr. Adão Nonato e Dora Martins:

Parte I

Parte II

 

Fonte: Grupo de Estudo Allan Kardec | Centro Espírita Batuíra

 

 

 

Por Juliana Chagas 

Jornalista e produtora da Rádio Boa Nova

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

Deixe seu comentário:

WhatsApp