QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“Aquele que crê em mim nunca estará sozinho.” Jesus

Estudo_espirita

Planejamento Reencarnatório: escolhas ou destino?

Enviado em 8 de novembro de 2018 | Publicado por Rádio Boa Nova

Planejamento Reencarnatório: escolhas ou destino? Apesar dos aprendizados proporcionados pela Doutrina Espírita, o Planejamento Reencarnatório ainda é motivo de muitas dúvidas. É frequente, inclusive, a associação com conceitos e ideias presentes na concepção do Destino.

Entretanto, o planejamento reencarnatório é algo complexo, como uma petição ou um requerimento aos espíritos de luz responsáveis pela reencarnação. Esse conceito foi explicado por Celina Sobral em entrevista à Rádio Boa Nova. Celina é palestrante espírita e comunicadora do programa Dualidade, exibido pela TV Mundo Maior.

Para evoluir e alcançar a perfeição, o espírito necessita das várias existências corpóreas. As provas e expiações são o meio da depuração moral, também prevista no projeto e encarnação que escolhemos.

Celina nos conta que as provas são os testes que indicam o quanto estamos aprendendo em nossa encarnação. As expiações, por sua vez são nossos dívidas a serem pagas.

A palestrante ressalta a força do livre-arbítrio que pode modificar os caminhos escolhidos pelo próprio espírito antes da reencarnação. Ainda assim, os caminhos que parecem mais difíceis e longos vão nos levar a evolução.

Questionada sobre a desencarnação ser pré-determinada, Celina explicou que temos uma quantidade de fluido vital para vivenciar a encarnação. Acontece que o fluido pode ser gasto mais ou menos rápido de acordo com suas condutas.

Os exageros com bebida, cigarro ou comida, por exemplo, podem causar a diminuição do fluido vital de sua encarnação. Portanto, suas escolhas podem influir diretamente no tempo de sua encarnação.

O planejamento reencarnatório é realizado a partir de nossas escolhas e condições evolutivas de cumpri-lo. Quando encarnado, nossos livre-arbítrio conduz as escolhas e pode alterar o caminhão antes pensado, porém, sob a lei de progresso sempre evoluiremos.

 

Para saber mais sobre planejamento reencarnatório, leia:

 

 

Para saber mais sobre o assunto, assista:

 

Conduta: O planejamento reencarnatório prevê acontecimentos?

 

 

 

Fonte: Livro dos Espíritos. Perguntas 166 à 171

 

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Estagiário de Marketing na TV Mundo Maior.

Deixe seu comentário:

WhatsApp