QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“Em matéria de felicidade só se possui aquela que se dá.” Emmanuel

Estudo_espirita

Planejamento Reencarnatório – Pronto Atendimento

Enviado em 9 de abril de 2018 | Publicado por Rádio Boa Nova

O Planejamento Reencarnatório é a organização da encarnação de um espírito que vai deixar a erraticidade para renascer no plano físico.

Nele são decididos questões como a formação familiar, a estrutura física, faculdades a serem exercitadas e adquiridas e principalmente as provas e expiações. Esta última em especial é baseada da Lei de Causa e efeito, pois analisa as vidas anteriores do espírito e traça um caminho pelo qual possa reparar suas falhas.

O Livro dos Espíritos nos esclarece a respeito da construção do Planejamento Reencarnatório na seguinte questão:

  1. Quando na erraticidade, antes de começar nova existência corporal, tem o Espírito consciência e previsão do que sucederá no curso da vida terrena?

“Ele próprio escolhe o gênero de provas por que há de passar e nisso consiste o seu livre-arbítrio.”

Não podemos considerar nossas provas como castigos de Deus, pois Ele é um misericordioso e justo e nos concedeu o livre-arbítrio. Com isso erramos baseado em nossas escolhas, e pelas mesmas reparamos as falhas nas encarnações que se sucedem.

Outra questão tratada na pergunta 259 é a respeito das mínimas coisas da encarnação, como detalhes. Os Espíritos respondem o seguinte:

“Escolhestes apenas o gênero das provações. As particularidades correm por conta da posição em que vos achais; são, muitas vezes, consequências das vossas próprias ações.”

Portanto, nossas escolhas podem direcionar nossa encarnação para diferentes patamares. O da evolução é um deles, com o cumprimento de nossas missões agindo segundo as Leis de Deus.

Em contraponto, podemos estagnar no progresso da escala evolutiva, pois podemos voltar a cometer os mesmos erros dos quais nos propomos a reparar.

Os reajustes e nossas missões, sempre serão proporcionais às nossas faculdades e necessidades de expiações. Questões aparentemente simples, como convivência familiar podem ser nossa missão, assim como o exercício da Lei do Amor e da Caridade com nossos irmãos de jornada.

Para realizar o Planejamento Reencarnatório de forma responsável e eficiente para nossa evolução devemos estar conectados com nosso lado espiritual. Os nossos espíritos protetores podem nos inspirar de forma positiva para realizarmos as escolhas de forma prudente.

Busque em sua vida a prática do bem, da caridade, da paciência e do perdão. Mantenha a sua fé iluminada e racional e procure o esclarecimento e a reforma íntima para a apuração do espírito e a elevação moral.

 

Para saber mais sobre o Planejamento Reencarnatório, assista:

 

Nos comprometemos na espiritualidade antes de reencarnar? | Pronto Atendimento

 

Todos nascem com uma missão a cumprir? – Visão Espírita


Fontes: O Livro dos Espíritos, perguntas 258 à 273. Imagem ilustrativa retirada de ceacaminhodaluz.

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Estagiário de Marketing na TV Mundo Maior.

Deixe seu comentário:

WhatsApp