QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

-->

“Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.” André Luiz

Estudo_espirita

Verdadeiros e falsos profetas

Enviado em 4 de janeiro de 2019 | Publicado por Rádio Boa Nova

verdadeiros e falsos profetasVocê certamente já ouviu falar em verdadeiros e falsos profetas. Quem são? Quem nunca ouviu falar das chamadas “Fake News”?

Atualmente, as pessoas passam muito mais tempo com os celulares nas mãos do que conversando pessoalmente. Quando vão em algum lugar pensam em postar uma foto na rede social do que conversar com seu marido, esposa, amigo.

Com isso, nos deparamos cada vez mais com as “Fake News”. Ou seja, com notícias falsas que são divulgadas para causar intrigas.

Desde o Evangelho ouvimos falar de pessoas que publicam notícias falsas, fantasiosas. Jesus nos alertou a respeito dos falsos profetas que seduzem as pessoas com palavras que desejam ouvir.

O que a doutrina espírita tem a nos ensinar a respeito dos verdadeiros e falsos profetas?

No programa Presença Espírita, José Reis Chaves, disse que o falso profeta é aquele que não diz a verdade. E que, geralmente se apresenta como um pregador doutrinando espiritualmente, religiosamente as pessoas.

E completou:

“Esse falso profeta pode ser também um espírito que se manifesta através de um profeta que hoje nós chamamos de médium”.

Ainda no programa, José Reis Chaves citou uma passagem de João:

“Irmãos, examinai os espíritos para sabermos se são bons procedentes de Deus ou se são espíritos maus, atrasados que no caso fazem falsas profecias”.

Evangelho Segundo o Espiritismo

No capítulo 21 de O Evangelho Segundo o Espiritismo, encontramos a seguinte passagem de Mateus:

Guardai-vos dos falsos profetas que vêm ter convosco cobertos de peles de ovelha e que por dentro são lobos rapaces. Conhecê-los-eis pelos seus frutos.

Podem colher-se uvas nos espinheiros ou figos nas sarças? Assim, toda árvore boa produz bons frutos e toda árvore má produz maus frutos. Uma árvore boa não pode produzir frutos maus e uma árvore má não pode produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bons frutos será cortada e lançada ao fogo. Conhecê-la-eis, pois, pelos seus frutos”. (Mateus, 7:15 a 20)

E ainda:

…se alguém vos disser: “O Cristo está aqui, ou está ali”, não acrediteis absolutamente; porquanto falsos cristos e falsos profetas se levantarão e farão grandes prodígios e coisas de espantar, ao ponto de seduzirem, se fosse possível, os próprios escolhidos. (Mateus, 24:4, 5, 11 a 13, 23 e 24; Marcos, 13:5, 6, 21 e 22.)

Ou seja, os falsos profetas são aqueles que querem uma autopromoção, que desejam o seu bem, quando na verdade, por dentro estão desejando o oposto.

Entretanto, não se deixe levar por esses falsos profetas. Há os verdadeiros profetas, que são aqueles que nos auxiliam em nossa evolução, colaboram com as melhorias da humanidade e nas condições materiais e espirituais da terra.

Os verdadeiros profetas, os que vêm auxiliar os homens a evoluir, colaborando na melhoria da humanidade e das condições materiais e espirituais da Terra, possuem as virtudes cristãs e as expressam no seu viver. (Erasto, 1862 – Evangelho Segundo o Espiritismo).

Verdadeiros profetas

Sãos os enviados de Deus, que tem dentro de si, as chamadas leis morais. Além de serem mansos e humildes de coração.

E ainda, a verdade vai sendo revelada ao homem aos poucos. De acordo com o entendimento de sua evolução, de sua inteligência e de sua moralidade.

O homem da Terra, por estar distante de sua perfeição, possui a possibilidade de descobrir partes da verdade, que são aqueles que lhe auxiliam em seu progresso espiritual.

Para finalizar, lembre-se sempre das palavras de Erasto, em O Evangelho Segundo o Espiritismo:

“Os falsos profetas não existem apenas entre os encarnados, mas também, e muito mais numerosos entre os Espíritos orgulhosos que, fingindo amor e caridade, semeiam a desunião”.

Saiba mais sobre os verdadeiros e falsos profetas no programa Presença Espírita:

 

 

 

 

Por Juliana Chagas 

Jornalista e produtora da Rádio Boa Nova

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

Deixe seu comentário:

WhatsApp