Eurípedes Barsanulfo – O Apóstolo da Caridade

Eurípedes BarsanulfoNo dia 1º de maio de 1880 nascia em Sacramento, Minas Gerais, Eurípedes Barsanulfo, um dos mais respeitados divulgadores do Espiritismo no Brasil.

Eurípedes Barsanulfo que foi professor, político, jornalista, médium e caridoso por natureza, sempre praticou o bem para seus familiares e para os moradores da cidade. Por exemplo, chegou a montar uma pequena farmácia de homeopatia para distribuir remédios aos pobres.

No ano de 1902 fundou o “Liceu Sacramento”. Já em 1907, o espírito Maria de Nazaré teria aparecido em um difícil momento, em que ele não tinha alunos e professores e pensava em fechar o local. O espírito recomendou que ele mudasse o nome da escola para “Colégio Allan Kardec”, e que ensinasse o “Evangelho de seu filho”. Porque ela protegeria o trabalho com seu “Manto” e nada iria faltar.

A partir desta troca, os alunos e os professores voltaram e o trabalho de amor e educação continuou. Neste colégio, Eurípedes Barsanulfo revelou-se um grande educador, e com o tempo, o colégio se tornou modelo, já que adotou uma grande novidade para aquela época: o método Pestalozzi.

E ainda, Eurípedes Barsanulfo realizou diversas atividades durante a sua encarnação. Por exemplo, como vereador, cujo o mandato que durou seis anos, beneficiou a população com luz, bondes elétricos, água encanada e cemitério público. Ele renunciou ao cargo porque não concordou com uma mudança de lei que beneficiaria somente aqueles que estavam no poder.

Eurípedes Barsanulfo e a doutrina espírita

Em relação a doutrina espírita, o primeiro contato aconteceu por intermédio de um tio que lhe emprestou o livro  “Depois da Morte”, de Léon Denis. Ele se encantou com a obra e mostrou interesse no espiritismo.

Eurípedes Barsanulfo foi levado ao centro que seu tio frequentava, onde recebeu uma mensagem do Dr. Bezerra de Menezes lhe dando as boas vindas, além de ser instruído que sua missão era praticar a caridade por meio da cura e que a espiritualidade sempre o ajudava, e que seu protetor e amigo de outras encarnações era São Vicente de Paulo.

Eurípedes Barsanulfo disseminou a doutrina por meio de suas palestras sobre o Evangelho Segundo o Espiritismo, ampliou sua farmácia de homeopatia e passar a realizar trabalhos de cura, sempre com o auxílio de Bezerra de Menezes e da espiritualidade superior.

Este espírito evoluído desencarnou no dia 1º de novembro de 1918.

 

 

deixe um comentário

WhatsApp chat