Evangelho: O que é ser puro de coração?

puro o coração

O que é ser puro de coração?

Inicialmente vamos relembrar que as chamadas “Bem-aventuranças”, dizem respeito ao um longo discurso de Jesus, dentro do Sermão do Monte, que pode ser lido nos evangelhos de Lucas e de Mateus.

Este discurso nos apresenta as relações das qualidades, virtudes ou disposições que são necessários para entrarmos no reino dos céus.

Já a obra O Evangelho Segundo o Espiritismo detalha o ensino moral contido nos Evangelhos sob a ótica espírita. E o capítulo 8 do livro nos apresenta a seguinte passagem:

“Bem-aventurados os que têm puro o coração, porquanto verão a Deus” (Mateus, 5:8)

Com isso, pergunta-se: O que é ser puro de coração?

Antes de mais nada, vale lembrar que o coração é a fonte da nobreza altruísta. E ainda, ele ilumina a discórdia, a descrença, a frustração.

Portanto, ser puro de coração é acabar com qualquer tipo de ressentimento, de mágoa. É ser livre do desejo de vingança, além de esquecer o passado e olhar para o futuro.

“A pureza do coração é inseparável da simplicidade e da humildade. Exclui toda ideia de egoísmo e de orgulho. Por isso é que Jesus toma a infância como emblema dessa pureza, do mesmo modo que a tomou como o da humildade” (Evangelho Segundo o Espiritismo)

Ou seja, temos que ser puro de coração, iguais as crianças, que são livres de toda energia negativa e não guardam sentimento de vingança e ódio. Por isso, Jesus disse:

“Deixai que venham a mim as criancinhas e não as impeçais, por que o reino dos céus é para os que se lhes assemelham. Digo-vos, em verdade, que aquele que não receber o reino de Deus como uma criança, nele não entrará.”

Entretanto, as crianças não são espíritos antigos?

Como tudo é sábio nas obras de Deus. O  Evangelho nos ensina que do ponto de vista da vida presente, a criança ainda não manifestou nenhuma tendência para o mal. Ao contrário, ela nos passa a imagem da inocência e da candura.

Portanto, neste capítulo Jesus nos ensina que as crianças são simples e humildes. E ainda, elas estão sempre abertas ao aprendizado e vem para nos ensinar que tanto dentro de nós como na humanidade existe amor, carinho, compaixão.

Dessa forma, sendo um espírito encarnado, temos ferramentas para nos tornarmos puro de coração. E para acabar com as imperfeições, temos que nos despir do mal, desapegar de coisas que nos fazem mal.

Portanto, para evoluirmos temos que começar a alimentar coisas boas, valorizar o que o universo nos oferece, além de amar ao próximo como a nós mesmo.

Saiba mais sobre o que é ser puro de coração no programa Espiritismo Sem Mistério:

deixe um comentário

WhatsApp chat