QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

-->

“Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.” André Luiz

Como combater o orgulho?

Enviado em 8 de fevereiro de 2019 | Publicado por Rádio Boa Nova

como combater o orgulhoComo combater o orgulho?

Primeiramente, vamos lembrar que, além de ser um dos setes pecados capitais, o orgulho, assim como o egoísmo, é considerado uma chaga da humanidade.

E segundo o dicionário Aurélio, o orgulho, diz respeito a um sentimento de dignidade pessoal, de exagero a respeito de si mesmo. E ainda, ele surge, a partir do momento em que tomamos uma decisão pensando somente em nós mesmo ou quando nos julgamos superiores ao próximo.

O espíritos superiores definiram o orgulho em O Livro dos Espíritos, da seguinte maneira:

O orgulho é que gera a incredulidade. O homem orgulhoso nada admite acima de si. Por isso é que ele se denomina a si mesmo de espírito forte. Pobre ser, que um sopro de Deus pode abater!” (Questão 9)

E antes de saber como combater o orgulho, confira algumas características daquele que é orgulhoso:

  • desejo por ser o centro das atenções;
  • não aceita erros;
  • menospreza as ideias do próximo;
  • quando é elogiado, enche-se de satisfação presunçosa;
  • acha que o mundo precisa girar em torno de si;
  • usa ironia e deboche com o próximo

Já em O Evangelho Segundo Espiritismo, capítulo IX, Bem-aventurados os brandos e pacíficos, item A Cólera, está escrito:

O orgulho vos induz a julgardes mais do que sois, a não aceitar uma comparação que vos possa re­baixar, e a vos considerardes, ao contrário, tão acima dós vossos irmãos, quer em espírito, quer em posição social, quer mesmo em vantagens pessoais, que o menor paralelo vos irrita e aborrece. E o que acontece, então? Entregai-vos à cólera.”

Como combater o orgulho?

Como foi dito acima, o orgulho diz respeito a uma superioridade para com o próximo. E ainda, além de ocultar a verdade, ele fere a nossa alma e nos leva a vaidade.

De acordo com Vera Ruiz, no programa Labirinto, da TV Mundo Maior, quando isso ocorre acabamos nos distanciando de nós mesmos, não sabemos quem somos, o que realmente. E não deixamos o novo entrar em nossas vidas, ou seja, perdemos a nossa essência.

“Com o orgulho, a vaidade, nos afastamos de nós mesmos. Com isso, vamos manifestamos apenas a nossa prepotência, o nosso poder, o nosso mando”, Vera Ruiz.

Para finalizar, podemos combater o orgulho das seguintes formas:

  • Autoconhecimento
  • Reforma íntima
  • Meditação
  • Evangelho

“Sem eles não tem como vencermos o orgulho porque começamos a desvendar nós mesmo, começamos a tirar todas aquelas máscaras que colocamos para poder sobreviver”, Vera Ruiz.

Já em relação a meditação, ela permite uma auto-observação já que no momento em que fechamos os olhos nos desconectados do mundo.

E lembre-se que não existe uma fórmula para combater o orgulho, é um exercício diário.  Quando o orgulho invadir o coração, pensa que não precisa provar nada para ninguém.

Por isso, faça boas leitura, seja tolerante e conheça a si mesmo.

Saiba mais sobre o assunto no programa Labirinto:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

 

 

 

Por Juliana Chagas 

Jornalista e produtora da Rádio Boa Nova

Deixe seu comentário:

WhatsApp