QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

-->

“Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.” André Luiz

Evangelho e Reforma Íntima

Como nos reconciliar com nossos adversários? Programa Espiritismo sem Mistério

Enviado em 11 de janeiro de 2019 | Publicado por Rádio Boa Nova

reconciliar com nossos adversáriosNa obra O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo 10, item – Reconciliar-se com os adversários, Allan Kardec, nos apresenta a seguinte passagem:

“Reconcilia-te o mais cedo possível com o teu adversário, enquanto estás junto dele, para que ele não te entregue ao juiz, e este não te entregue ao seu ministro, para seres preso. Eu te digo, em verdade, que de lá não sairás enquanto não pagares até o último ceitil”. (Mateus, V:35-26)

O dicionário da língua portuguesa define a palavra “adversário” como aquele que entra em combate com outra pessoa. Que é antagonista, que se opõe, que é competidor, concorrente, rival.

Já a palavra “reconciliar” diz respeito a instaurar a paz, harmonia.

Como nos reconciliar com nossos adversários?

A doutrina ensina que somos espíritos em evolução e como vivemos em um mundo de provas e expiações precisamos entender a importância da passagem citada acima.

Jesus nos recomenda reconciliar com nossos adversários o “mais cedo possível” e “enquanto estais junto dele”. Entretanto, para nos reconciliar com alguém que brigamos, com alguém que apresenta uma opinião diferente da nossa. Precisamos primeiramente amar, reconciliar com nós mesmo.

Com isso, passamos a ficar em paz conosco, além de ficarmos envolvidos em atividades ligadas a caridade, a benevolência, ao perdão.

“O mais cedo possível”: Por que Jesus falou esta frase?

Porque Ele quis despertar em nós a ideia de “tempo”, de aproveitarmos a oportunidade que temos para nos desculpar, nos reconciliar com os outros. De acertar as arestas e de desenvolver as virtudes morais.

E ainda,  quanto mais cedo nós reconciliarmos com nossos adversários, mais cedo iremos desenvolver a maturidade de nossas escolhas, e assim, iremos buscar a felicidade.

Já em relação a frase “enquanto estais junto dele”, diz respeito a reconciliação nesta encarnação. Já que um espírito desencarnado pode ser um obsessor.

“O Espírito mau espera que aquele a quem quer mal esteja encarnado, para atormentá-lo mais facilmente, atingindo-o em seus interesses ou em seus afetos mais caros”

Leia também: Por que devemos perdoar?

Por isso, de segundo a obra O Evangelho Segundo o Espiritismo:

“Devemos reparar o mais rápido possível, os erros que cometemos contra o nosso próximo. E perdoar aos nossos inimigos, a fim de suprimir, antes da morte, os motivos de desavença, toda causa proveniente de animosidade posterior”.

Para finalizar,

“Quando Jesus recomenda que se reconcilie o mais cedo possível com o adversário, não é simplesmente para evitar as discórdias na existência atual, mas para evitar também que elas se perpetuem nas existências futuras. Vós não saires de lá, diz ele até que tenhas pago até o último ceitil, ou seja, cumprido completamente a justiça de Deus”. (Evangelho Segundo o Espiritismo)

Saiba mais sobre o assunto “Como nos reconciliar com nossos adversários?” no programa Espiritismo sem Mistério:


 

Fonte: Portal do Espírito

 

 

 

 

Por Juliana Chagas 

Jornalista e produtora da Rádio Boa Nova

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

Deixe seu comentário:

WhatsApp