QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“A melhora de tudo para todos começa na melhora de cada um.” Emmanuel

Evangelho e Reforma Íntima

Lei de Amor: você consegue praticar?

Enviado em 6 de julho de 2018 | Publicado por Rádio Boa Nova

A Lei de Amor é estudada nas obras O Livro dos Espíritos e O Evangelho Segundo o Espiritismo. Na Primeira obra o codificador Allan Kardec expressa, em nota, sobre a Lei de Amor, os seguinte: 

 

“O amor e a caridade são o complemento da lei de justiça, pois amar o próximo é fazer-lhe todo o bem que nos seja possível e que desejáramos nos fosse feito. Tal o sentido destas palavras de Jesus: Amai-vos uns aos outros como irmãos.

A caridade, segundo Jesus, não se restringe à esmola, abrange todas as relações em que nos achamos com os nossos semelhantes”

 

Lei de Amor: você consegue praticar?A partir dessa ideia escrita por kardec é possível entender a Lei de Amor como sendo o pensar e agir do indivíduo para com seus semelhantes e para si próprio. As relações familiares ou sociais são oportunidades fundamentais para exercitarmos tal Lei.

Porém, dado o grau de nossas imperfeições, são nessas relações em que contrariamos a máxima: “Amai o próximo como a si mesmo”. Quase sempre a vaidade e o orgulho predominam ante os ensinamentos de Jesus.

O perdão é um dos primeiros passos no aprendizado do ato de Amar, pois de forma singela e rica é possível mostrar-se disposto em relação ao próximo. O perdão é uma extensão da prática da caridade, como expressa a seguinte questão do Livro dos Espíritos:

  1. Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus?

 

“Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas.”

 

Conforme apuramos o nosso Espírito, os instintos primitivos dão espaço aos sentimentos. Com isso é possível nos colocar dispostos a sentir em nosso íntimo as dores do próximo.

A compaixão amplia o ato de Amar ao Próximo para todos os irmãos, não apenas para familiares e conhecidos. É aprender a respeitar, pois a humanidade é inteiramente igual em todas as suas diferenças. Somos todos Espíritos em Evolução, e isso basta para no mínimo Respeitar.     

E quem se diga cristão é não praticar a Lei de Amor em suas formas, como a caridade, o perdão, e principalmente o espírito, está contrariando os ensinamentos de cristo, além, é claro, da hipocrisia.

E para encerrar, segue as palavras ditas pelo Espírito Lázaro, retirada do Evangelho Segundo o Espiritismo:

“O amor resume a doutrina de Jesus”

 

Leia também:

 

Para saber mais sobre o assunto, assista:

 

O que é Lei de Amor? – A Caminho da Luz

 

Parte 1

 

 

Parte 2

 

 

Fontes: O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo XI; O Livro dos Espíritos, perguntas 886 e 887.

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Estagiário de Marketing na TV Mundo Maior.

 

Deixe seu comentário:

WhatsApp