QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

-->

“Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.” André Luiz

Evangelho e Reforma Íntima

Por que falamos mal dos outros?

Enviado em 2 de julho de 2019 | Publicado por Rádio Boa Nova

falar mal dos outrosO hábito de falar mal dos outros está enraizado na nossa sociedade, por isso, não damos conta do quanto essas atitudes podem prejudicar a vida de todos (tanto aquele que critica, aquele que é criticado e até mesmo aquele que ouve). 

Podemos citar como exemplo as redes sociais. Por meio delas muitas pessoas julgam, criticam, sem ao menos saber o que realmente de fato aconteceu. 

E ainda, muitas pessoas falam mal dos outros para se sentirem melhor. Já que devido à insegurança, essas pessoas acabam procurando falhas e defeitos nos outros para disfarçar e até mesmo tirar o foco de seus próprios.

Para completar, geralmente aquele que fala mal é perigoso e invejoso porque não se importa com o que diz. E ainda, fala mal do seu amigo; acha que tem sempre razão e não tem amigos. 

Como ninguém está imune a isso, confira a seguir algumas dicas de como evitar falar mal dos outros e o por que temos esta tendência.

Por que falamos mal dos outros?

De acordo com Jether Jacomini no programa Sem Dúvida, da TV Mundo Maior, falamos mal dos outros, basicamente, porque somos imperfeitos moralmente. 

“A raiz de falar mal está nesta falta de evolução, nessas imperfeições morais”. 

Como evitar falar mal dos outros?

Ainda no programa, o comunicador ressaltou que estamos aqui (nesta vida) para aprendermos a falar bem dos outros. E completou:

“Isso deverá acontecer. Entretanto, primeiramente precisamos fazer um auto aprimoramento espiritual. Já que, na medida em que vamos nos auto-aprimorando, vamos falando cada vez menos mal dos outros”. 

Jether Jacomini continuou:

“Nós teremos olhos de ver mesmo naquele que está falando muito mal, passamos a vê-lo como um espírito muito infeliz, um espírito imaturo. Diante disso, precisamos orar por eles, para que assim, eles consigam a misericórdia divina”.

Para finalizar, confira a seguir mais algumas dicas de como evitar falar mal dos outros:

  • Não se deixe levar por energias negativas. Reforce e desenvolva a sua autoestima, a sua autoconfiança.
  • Saiba lidar com as críticas;
  • Afaste-se daquelas pessoas que tem energia negativa, que só reclama da vida; 
  • Dedique seu tempo àqueles que desejam o seu bem; 
  • Evite fofocas
  • Pense antes de falar
  • Seja a sua melhor versão
  • Dedique o seu tempo ao bem

Lembre-se que a vida é cheia de idas e vindas e aquilo que você deseja ao outro um dia volta para você! 

Saiba mais sobre o assunto no programa Sem Dúvida, da TV Mundo Maior

 

Fonte: Kardec Rio Preto | Freepik

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

Deixe seu comentário:

WhatsApp