QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

-->

“Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.” André Luiz

Evangelho e Reforma Íntima

Reforma Íntima: conheça a si mesmo

Enviado em 17 de setembro de 2018 | Publicado por Rádio Boa Nova

Você sabia que se não conhecermos a nós mesmos não é possível fazer a reforma íntima?  

Sabemos que a reforma íntima começa dentro de nós mesmos, e essas transformações ajudam tanto no campo pessoal como no profissional.

Reforma Íntima e doutrina espírita

O espiritismo nos ensina que somos seres em constante evolução, por isso, somos seres imperfeitos e trazemos conosco as imperfeições de vidas passadas.

E ainda, neste processo evolutivo precisamos responder e entender algumas questões básicas. Confira:

  • Quem somos nós?

Estamos sujeitos à lei de causa e efeito, possuímos o livre-arbítrio, por isso, estamos estamos sujeito à felicidade e à perfeição progressiva, de acordo com nossos desejos e esforços.

  • O que estamos fazendo aqui?

Esta é uma das questões que precisa ser entendida, já que somos seres imperfeitos e estamos buscando sobre a cura por meio da reforma interior.

  • Tarefa de vida

A doutrina espírita nos ensina também que temos um projeto, um planejamento de vida física consciente ou não. Entretanto, identificar tarefas que devem ser cumpridas não é fácil. Porém, com muito estudo e observação dos acontecimentos em nossa atual existência é possível ter uma visão mais clara.

  • Dificuldades

Sim, há dificuldades em nosso dia a dia. Porém, a reforma íntima começa a partir do momento em que nos alinhamos a nossa existência ao conhecimento de quem nós somos.

  • Conhecer as nós mesmos

As fontes de conhecimentos de nós mesmo estão relacionadas a nossa boa vontade e humildade. E ainda, aos estudos dos acontecimentos do dia a dia, tudo o que desejamos volta a nós mesmos, ou seja, é a chamada lei de ação e reação. Por exemplo, cada pensamento tem uma vibração sobre nós, então, temos que emanar cada vez mais pensamentos positivos, boas ações. E não sentir, orgulho, ser invejoso ou vaidoso.

Leia mais: Causa e Efeito X Ação e Reação

  • Qualidade e não quantidade

Os comportamentos devem ser melhorados, por isso, se copiarmos algo, ele deve ser reformado para repetirmos não os mesmos erros, os mesmos desvios de comportamentos, problemas e dificuldades.

  • Opiniões

É importante aceitarmos críticas porque a partir delas é possível melhorarmos, nos reformamos.

A doutrina espírita nos ensina que, por meio de, muito estudo e muito trabalho é possível criar um diagnóstico de uma imagem mais próxima da realidade evolutiva. Porém, lembre-se que não é necessário nos preocuparmos de maneira exagerada em relação às mudanças. Porque essas atitudes geram culpa e remorso, que tendem a travar o progresso. E a tendência é que o conhecimento gere transformação de modo progressivo e natural.

Para finalizar, o conhecimento de nós mesmo deve ser algo bem humorado, alegre, pois sem ele, não é possível realizar a reforma íntima!

Fonte: FEESP

 

 

Por Juliana Chagas 

Jornalista e produtora da Rádio Boa Nova

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

Deixe seu comentário:

WhatsApp