Falsos Profetas e Fake News – Programa Novos Rumos

Como podemos relacionar os falsos profetas e Fake news?

Hoje em dia, passamos mais tempo com os celulares nas mãos, seja curtindo uma foto no instagram, no facebook, ou então, conversando pelo Whatsapp. Com isso, nos deparamos cada vez mais com as chamadas “fake news” (notícias falsas).

As fake news dizem respeito a notícias que são divulgadas com interesses escuro ou simplesmente para causar intrigas. Esse tipo de notícia sempre existiu, entretanto, o termo “fake news” ganhou notoriedade em 2016, onde, supostamente, notícias falsas influenciaram as eleições americanas deste ano.

No programa Novos Rumos, as comunicadoras Ercilia Zilli e Jussara Dantas, falaram que esses tipos de notícias geram fofoca e podem derrubar uma pessoa.

“É uma fofoca para derrubar uma pessoa ou para criar uma falsa verdade. Você coloca tantas vezes aquela mentira que acabam acreditando”.

Falsos Profetas e Fake News

Na coluna Espiritech, Júlio Sena, disse que desde o Evangelho ouvimos falar de pessoas que publicam notícias falsas, fantasiosas, para assim, gerar na população algum tipo de movimentação. Jesus nos alertou sobre os falsos profetas que seduzem as pessoas com aquelas palavras que desejam ouvir, ou seja, eles se utilizam da ignorância do próximo para se autopromover, além de ganhar poder e força.

Na doutrina espírita, esses falsos profetas se intitulam espíritas e médiuns para assim criar nas redes supostas cartas psicografadas, onde na maioria das vezes são de desencarnados famosos, visando o reconhecimento.

Lembre-se que o Espiritismo é uma doutrina série que tem como propósito levar o consola, a razão e ainda, contribuir com o progresso espiritual.

Como identificar esses falsos profetas e fake news?

  • Geralmente, as matérias apresentam título chamativos ou apelativos;
  • Note se as notícias possuem erros de português ou de formatação;
  • Veja se a fonte é totalmente segura;
  • Pesquisa a respeito da notícia em sites de buscas

E ainda, de acordo com Júlio Sena, passe as notícias nas três peneiras que foram definidas por Sócrates, são elas:

  • 1ª bondade – a bondade envolvida tanto na pessoa que passou a notícia como de quem a escreveu?;
  • 2ª  verdade
  • 3ª utilidade – Pense: Será que isso é útil para alguém?

E lembre-se que as Fake News atingem seus alvos rapidamente, por conta, da rápida propagação, e essas notícias além de criar energias negativas, geram discórdia entre as pessoas.

“Hoje com todas as mídias em nossas mãos, nós temos a responsabilidade de não nos tornarmos fofoqueiros exagerados, fofoqueiros informativos”, Ercilia Zilli.

Confira a coluna Espiritch com Júlio Sena

Programa Novos Rumos

 

 

Por Juliana Chagas 

Jornalista e produtora da Rádio Boa Nova

 

 

 

 

 

 

 

Por Juliana Chagas 

Jornalista e produtora da Rádio Boa Nova

leave a reply

WhatsApp chat