Herculano Pires e o Movimento Espírita – Programa Mente Aberta

O programa Mente Aberta desta semana falou sobre a importância de Herculano Pires para o movimento espírita. 

O apresentador Pedro Camilo entrevistou o professor e escritor, André Parente, escritor da obra Herculano e a Educação que contou um pouco mais sobre a vida e obra de Herculano que segundo Emmanuel, foi o  “o metro que melhor mediu Kardec”.

Gostou do tema? Confira o programa abaixo:

Quem foi Herculano Pires?

Primeiramente, vamos relembrar que José Herculano Pires que foi considerado um dos mais ativos divulgadores do espiritismo no Brasil, nasceu no dia 25 de setembro de 1914, em Avaré, interior de São Paulo. 

O jornalista, filósofo e tradutor que foi apelidado carinhosamente por Emmanuel como o “metro que mediu Kardec”, escreveu o seu primeiro livro intitulado “Sonhos Azuis” aos 16 anos. Além disso, Herculano escreveu mais 81 livros, por meio de sua atividade espírita e social, tendo como envolvimento a educação, o jornalismo e a política. 

Ainda por cima, durante a sua carreira foi repórter, secretário, cronista parlamentar e crítico literário dos Diários Associados, onde exerceu essas funções por cerca de 30 anos. 

José Herculano Pires desencarnou aos 65 anos, vítima de infarto. E ainda, vale lembrar que na desencarnação cada caso é um caso, porém, assim como Allan Kardec e Cairbar Schutel, Herculano Pires se manifestou logo após voltar à pátria espiritual. 

No momento do infarto de Herculano Pires, estava sendo realizada uma sessão mediúnica no Grupo Espírita Cairbar Schutel. Ocasionalmente, após a sessão terminar, foi lida uma mensagem psicografada do próprio Herculano Pires. E o mais curioso, foi o fato de nenhum participante acreditar na mensagem, já que Herculano gozava de boa saúde.

Confira a seguir alguns obras do filósofo, jornalista e tradutor:

  • Obsessão – o passe – a doutrinação
  • Os três caminhos de Hécate
  • O espírito e o tempo
  • Diálogo dos vivos (em parceria com Chico Xavier)

Para finalizar, deseja conhecer um pouco mais da vida e obra de Herculano Pires? Confira o programa Mente Aberta, ou então, o programa O Espírito e o Tempo que tem na apresentação Heloísa Pires.

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat