Lembranças do passado: porque esquecemos as nossas vidas anteriores?

lembranças do passado

Lembranças do passado: porque esquecemos as nossas vidas anteriores?

Primeiramente, vamos relembrar que a doutrina espírita tem como princípio a reencarnação, ou seja, renascer em um corpo físico diferente. Com isso, se vivemos outras vidas, nós tivemos um passado, entretanto, porque não nos lembramos de vidas passadas?

Lembranças do passado e espiritismo

A doutrina espírita nos ensina que as lembranças do passado poderiam, muitas vezes, atrapalhar a nossa atual encarnação.

No programa Rádio Revista André Luiz, a comunicadora Stella Pavanelli disse que este esquecimento é como uma bênção e não uma punição.

Allan Kardec, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, nos ensina que esse esquecimento do passado é chamado de “véu do esquecimento”. Este véu serve como auxílio para podermos exercitar o perdão, o amor tanto nas relações sociais como familiares. Caso não houvesse esse esquecimento poderíamos alimentar as mágoas, o ódio, o rancor, com nossos irmãos, familiares, amigos.

E a comunicadora Nanci Menezes, no programa Rádio Revista André Luiz, completou:

“Caso não tivéssemos este véu, o nosso livre-arbítrio seria afetado, já que faríamos escolhas pensando em ações que fizemos anteriormente”.

No que diz respeito às revelações das lembranças do passado. Ainda, no capítulo 5, de ESE, está escrito que Deus nos concede o que necessitamos:

“Para nos melhorarmos, outorgou-nos Deus, precisamente, o de que necessitamos e nos basta: a voz da consciência e as tendências instintivas. Priva-nos do que nos seria prejudicial.

Ou seja, por meio das instituições e das inspirações que são transmitidas pelos espíritos superiores temos o conteúdo necessário para seguirmos neste encarnação.

Entretanto, temos alguns fleches e vagas lembranças que podem explicar algumas questões com o objetivo de nos ajudar. E essas “certezas” podem vir através de um intuição, da nossa voz íntima, e talvez pelos sonhos.

Para finalizar, o esquecimento do passado “acontece somente na vida corpórea”. Ao desencarnarmos e voltarmos “a vida espiritual, readquire o Espírito a lembrança do passado”.

Por isso, não devemos nos preocupar ou ficarmos ansiosos por lembranças do passado. Isto só irá prejudicar o nosso progresso. Devemos orar e confiar em Deus para que tenhamos a sabedoria de escutar os espíritos amigos e seguirmos na caminhada da evolução.

Saiba mais sobre Lembranças do passado e esquecimento no programa Rádio Revista André Luiz:

Unidades Feal

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||

Feal

Você gostou deste conteúdo?

Há décadas a FEAL - Fundação Espírita André Luiz assumiu o compromisso de divulgar conteúdos edificantes voltados ao bem estar dos seres humanos gratuitamente e, com a sua ajuda, sempre será.

Podemos contar com você?

leave a reply

WhatsApp chat