Novembro Azul

Após a campanha do Outubro Rosa, que diz respeito a conscientização do Câncer de Mama. Neste mês, com o nome de Novembro Azul a campanha traz um alerta aos homens: a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Esta campanha começou na Austrália em 199, quando um grupo de amigos deixou o bigode crescer durante um mês como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade. O mês de novembro foi o escolhido justamente por comemorar no dia 17 de novembro, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Para conscientizar a população da importância dos exames anuais a partir dos 50 anos, a Sociedade Brasileira de Urologia e o Instituto Lado a Lado pela Vida foram as entidades que tiveram a iniciativa de trazer a campanha Novembro Azul para o Brasil.

O Novembro Azul faz parte do calendário nacional de prevenção, instituições e diversas celebridades apoiam a campanha e muitos eventos são criados para espalhar informação e arrecadar dinheiro para a causa.

Doença

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga com a função de produzir o esperma.

Os exames para detectar a doença são realizados pela dosagem sérica do PSA e o exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são diagnosticados pelo PSA.

É fundamental saber que este procedimento salva milhares de homens todos os anos, por isso consulte sempre o seu médico e realize os exames regularmente!

O câncer tem origem espiritual?

No programa Boletim, da TV Mundo Maior, André Marouço disse que existem diversos fatores espirituais contribuem para o aparecimento da doença:

“Porque se o espírito é educado e maduro, quando ele está na matéria não vai cometer excessos. Ele vai se equilibrar, de forma que não desorganize o seu organismo biológico”, disse Marouço.

Ainda de acordo com Marouço, além da razão orgânica, também existem motivos psicológicos:

“Estudos apontam que aquelas criaturas que são associadas com a mágoa podem vir a sofrer com a doença”, afirmou. Pode-se fazer uma associação da palavra mágoa com a expressão “má água”.

 

 

Por Juliana Chagas 

Jornalista e produtora da Rádio Boa Nova

deixe um comentário

WhatsApp chat