QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“Em matéria de felicidade só se possui aquela que se dá.” Emmanuel

Artigos

O Amargo Pensamento. Mude antes que ele faça morada em você!

Enviado em 19 de dezembro de 2017 | Publicado por Rádio Boa Nova

Ambiente não é a casa, nem as pessoas que moram nela, mas sim, o pensamento de quem ali habita. Quantas vezes você já ouviu esta frase? “Fulano não é feliz em lugar nenhum!” Isto ocorre porque aquela pessoa está infeliz com ela mesma.

A felicidade está dentro de nós e não no ambiente. Quem nunca disse: “Aí que vontade de sumir no mundo?” Muitas vezes pensamos em mudar de casa, viajar para bem longe para um lugar bem bonito e tranquilo para serenar o coração que está angustiado, triste e por vezes ansioso e fugir do problema. E quem nunca ouviu aquela velha frase: “Ah, meu casamento está acabando”? E vem outra e diz: “Porque você não faz uma viagem, só com ele/ela, deixa as crianças com sua mãe”? Mas caso, o seu interior esteja amargo de nada vai adiantar. Você vai achar que tudo está fora dos eixos. Nem o lugar mais lindo e paradisíaco do mundo vai atrair seus olhos e modificar os seus pensamentos e os planos que você tem em sua mente. É preciso estar aberto para o novo, caso contrário, nenhum lugar diferente vai fazer você mudar de ideia.

Você tem se incomodado com a atitude do próximo? Se irrita com as pessoas que moram perto da sua casa. Se irrita com a criança que está na rua jogando bola, se irrita com as pipas, se irrita com o barulho das motos. Se estas pequenas coisas andam lhe irritando você precisa observar se o problema realmente está no ambiente em que você vive.

Nós sabemos que o que é ruim se propaga com bastante intensidade, mas o que é bom, infelizmente não atrai tantas pessoas. Já percebeu que quando uma pessoa pergunta: Está tudo bem? E você responde que sim, parece que a pessoa não se conforma, e ela demonstra irritação. E pergunta de novo: “Está tudo bem, mesmo? As pessoas esperam que você comece as suas lamúrias. Mas se você age diferente causa surpresa. Você deve fazer uma revisão dos seus sentimentos.

Em o Livro dos Espíritos, Allan Kardec nos apresenta o seguinte:

“O Conhecimento de si mesmo é portanto a chave do melhoramento individual. Mas, direis, como julgar a si mesmo? Não se terá a ilusão do amor-próprio, que atenua as faltas e as torna desculpáveis? O avaro se julga simplesmente econômico e previdente, o orgulhoso se considera tão somente cheio de dignidade.

Tudo isto é muito certo, mas tendes um meio de controle que vos pode enganar. Quando estais indecisos quanto ao valor de uma de vossas ações, perguntai como a qualificaríeis se tivesse sido praticada por outra pessoa. Se a censurardes em outro, ela não poderia ser mais legítima para vós, porque Deus não usa duas medidas para a justiça. Procurai também saber o que pensam os outros e não negligencieis a opinião dos vossos inimigos, porque eles não têm nenhum interesse em disfarçar a verdade e realmente Deus os colocou ao vosso lado como um espelho, para vos advertirem com mais franqueza do que o faria um amigo”.

Faça você mesmo o seu ambiente ser mais harmonioso e feliz. Mas não só o seu ambiente externo e sim o ambiente da sua alma. Se isto está muito difícil, faça o Evangelho no Lar. Se você já faz uma vez por semana, o faça todos os dias. Os resultados serão perceptíveis e bem positivos em sua vida e da sua família. E você só terá a ganhar.

Deixe seu comentário:

WhatsApp