O espírito encarnado pode regredir na sua evolução?

Os espíritos são divididos em três ordens estabelecidas pelos espíritos de luz a Allan Kardec, que as codificou e incluiu no “O Livro dos Espíritos”.

São elas: espíritos imperfeitos, os bons e os puros. Desta forma, sabemos que todos os espíritos estão incluídos num grau de evolução específico dependendo se suas ações enquanto encarnados.

A obra também esclarece, na questão 781, que não é permitido ao homem deter a marcha do progresso. Portanto, a resposta para a pergunta é: não, os espíritos não podem regredir na sua evolução.

Agora vejamos as causas desta lei imutável. Segundo a resposta dos espíritos de luz, todos se tornarão perfeitos.

“Eles mudam de ordem, mas lentamente, porque, como já dissemos de outra vez, um pai justo e misericordioso não pode banir eternamente seus filhos. Pretenderia você que Deus, tão grande, bom e justo fosse pior do que vocês mesmos?”, questionam os espíritos.

Percebemos que Deus coloca-se como um pai amoroso que espera a evolução de seus filhos. Alguns evoluem mais rapidamente do que outros. A resposta da pergunta 117, mostra que é certo que alguns progridem mais rápido, de acordo com a sua submissão à vontade de Deus.

“Uma criança dócil não se instrui mais rapidamente do que uma criança insubmissa?”, dizem os espíritos de luz. Somos pessoas nadando num rio turbulento. Você pode nadar contra a correnteza, mas as águas sempre irão te puxar para o fluxo contínuo delas.

Esse fluxo é o nosso espírito indo para frente, para a evolução. Podemos escolher ir para frente, sem nadar contra a corrente e, assim, sofrer menos. Deus não criou ninguém mal, nós que escolhemos o que vamos ser, pois temos o livre-arbítrio.

“Pois que tem a liberdade de pensar, tem a de agir. Sem o livre-arbítrio o homem seria uma máquina”. Temos uma escolha para sermos melhores e evoluirmos sempre. Estamos num processo de aprendizado. Não esperemos que a correnteza faça o serviço de seguir em frente, vamos nós mesmos fazer a nossa evolução com a reforma íntima e aproveitar a vida realizando grandes obras.

Fontes: O Livro dos Espíritos, ordens dos espíritos, Lei do progresso  e TV Mundo Maior.

Para saber mais, assista:

Unidades Feal

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||

Feal

Você gostou deste conteúdo?

Há décadas a FEAL - Fundação Espírita André Luiz assumiu o compromisso de divulgar conteúdos edificantes voltados ao bem estar dos seres humanos gratuitamente e, com a sua ajuda, sempre será.

Podemos contar com você?

leave a reply

WhatsApp chat