O Livro dos Médiuns: Pneumatografia – A Escrita dos Espíritos

O livro dos Médiuns: Pneumatografia - A Escrita dos EspíritosNo Livro dos Médiuns encontramos os estudos acerca da Pneumatografia ou escrita direta. O termo Pneumatografia vem do grego Escrita dos Espíritos, um fenômeno mediúnico raro sem nenhum intermediário.

O capítulo XII, da obra O Livro dos Médiuns, ressalta a diferença entre a Pneumatografia e a Psicografia. A psicografia é a transmissão do pensamento do Espírito através das mãos dos médiuns. No caso da Pneumatografia a escrita é direta no papel através da manipulação da matéria.

Segundo O Livro dos Médiuns, a Pneumatografia é obtida pelo “recolhimento, a prece e a evocação”. Apesar de serem realizadas em locais como igrejas, túmulos e pés de estátuas, as escritas diretas podem ser obtidas em lugares comuns como um simples móvel doméstico.

O item 177 do capítulo XIV nos relata que através desse fenômeno é possível obter traços, sinais, letras, palavras, frases a até mesmo páginas inteiras. Nos estudos da escrita direta, foi colocado um pedaço de papel dobrado em um lugar qualquer, ou designado pelo próprio espírito.

O tempo em que os estudiosos esperaram para o resultado da escrita, variou de dez à pouco mais de quinze minutos. Frequentemente a substância encontrada na escrita era acinzentada, parecida com chumbo, outras vezes semelhantes a lápis vermelho.

Em comunicação mediúnica o Espírito São Luís nos esclarece que os espíritos com um grau elevado podem produzir objetos tangíveis, como no caso da escrita no papel.

“A prece e o recolhimento são condições essenciais”, portanto a Pneumatografia apenas ocorre em reuniões sérias. As pessoas devem ter sentimentos simpáticos e benevolentes e o propósito do estudo e esclarecimento da doutrina espírita.

 

Para saber mais sobre o outros tipos de fenômenos mediúnicos, assista:

O que são médiuns “mecânicos”, “semi-mecânicos” e “intuitivos”?


Leia também:

Estudo do Livro dos Médiuns

Mesas Girantes e Psicografia Direta e Indireta

Fontes: O Livro dos Médiuns, cap. VIII, XII e XIV.

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Estagiário de Marketing na TV Mundo Maior.

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat