O que é constelação familiar?

O conceito trazido pelo teólogo e pedagogo, Bert Hellinger, mostra que nos encontramos numa estrutura familiar baseada em três dinâmicas. Elas são chamadas de ordens do amor. Quando essas ordens não são respeitadas, cria-se uma desarmonia em todas as áreas da vida de um encarnado. Segundo a espírita Del Mar Franco, psicóloga, com Formação em Abordagem Integral Continuada, pessoas que possuem problemas com os pais, por exemplo, costumam ter dificuldades com autoridades. Conflitos com irmãos acarretam atribulações sociais com colegas de trabalho, de faculdade, etc.

A psicóloga diz que a constelação familiar tenta unir os abandonados através de palavras, dinâmicas de solução desses imbróglios. Esse amor familiar deve fluir para trazer alegria e harmonia para o espírito. Conheça a seguir quais são os três conceitos de constelação familiar, de acordo com Hellinger.

Primeira ordem: pertencimento

Pertencemos a nossa família, a cidade, ao estado, ao país e ao planeta. Em seus estudos, Hellinger percebeu que as pessoas que são muito criticadas e rejeitadas acabam excluídas desse sistema. Aqueles que nascem fora de um casamento, os que lutam numa guerra e acabam numa exclusão coletiva são exemplos de pessoas afastadas desta ordem familiar.

Segunda ordem: hierarquia

É natural uma família ter a seguinte ordem: bisavós, avós, pais, filhos, netos, bisnetos e assim por diante. Porém, muitas vezes, isso não ocorre. Quando o pai, ou a mãe desencarna, um dos filhos ocupa esse lugar. Desta forma, cria-se uma desordem no sistema. A constelação informa que todos têm o seu lugar na comunidade familiar e tenta fazer essa percepção ficar mais aflorada.

Terceira ordem: dar e receber

Alguns pais e mães pressionam o filho a seguir numa determinada carreira. Eles sentem que precisam guiar seus descendentes a seguir uma carreira o que a família sempre abraçou. Também existe filhos que exigem que os pais o sustentem, por que “o colocaram no mundo”. A constelação familiar diz que devemos respeitar a vida que os nossos pais nos deram e agradecer por ela.

Sua família está em harmonia, de acordo com a constelação familiar? Todos podem buscar orientações na constelação. Del Mar diz que os benefícios de conhecer esses conceitos são imensos. “A constelação revela informações que estão no inconsciente. Os resultados são sentidos na parte material, espiritual e social”.

Fontes: O que é Constelação Familiar? com Del Mar e Dualidade.   

 

deixe um comentário

WhatsApp chat