Toda reencarnação está envolvida em um planejamento reencarnatório, nele o Espírito se prepara e estuda suas possibilidades. No programa Prossiga, da TV Mundo Maior, Orson Peter Carrara, comentou o seguinte a respeito do tema:
“É o planejamento de uma existência carnal, de uma reencarnação”.
E completou:
“A reencarnação é uma caridade de Deus para com seus filhos, pois permite que os filhos continuem o seu aprendizado com uma nova existência carnal”.
A doutrina espírita nos ensina também que no planejamento reencarnatório são decididas questões relacionadas à: formação familiar, a estrutura física, as faculdades que devem ser exercitados e adquiridas e principalmente as provas e expiações.
Escolhas
Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos, questiona os espíritos superiores:
“Quando na erraticidade, antes de começar nova existência corporal, tem o Espírito consciência e previsão do que sucederá no curso da vida terrena?
“Ele próprio escolhe o gênero de provas por que há de passar e nisso consiste o seu livre-arbítrio.” (Questão 258)
Ou seja, somos nós que planejamos junto com os benfeitores espirituais a nossa reencarnação.
“É verdade que muitos de nós ainda não possui condições de planejar. Mas, uma boa parte da humanidade sentou-se “frente a frente” com os benfeitores espirituais e planejou a próxima existência”, Orson Peter Carrara
E ainda, de acordo com Orson Peter, o planejamento reencarnatório leva em conta as bagagens adquiridas (morais, intelectuais), e também os fatos genéticos que vão determinar o corpo que vamos ter segundo as nossas necessidades.
“Escolhestes apenas o gênero das provações. As particularidades correm por conta da posição em que vos achais; são, muitas vezes, consequências das vossas próprias ações.” (O Livro do Espíritos, questão 259)
Portanto, como possuímos o livre-arbítrio, as nossas escolhas podem direcionar a nossa encarnação para diferentes patamares, e também podemos mudar o planejamento reencarnatório.
“É exatamente no efervescer dessas decisões, nesta liberdade de fazer ou não fazer, neste planejamento que se altera a todo instante que amadurecemos na experiência”, Orson Peter Carrara.
Para finalizar, lembre-se que os reajustes e as nossas missões serão sempre proporcionais às nossas necessidades de expiações, por isso, realize o planejamento reencarnatório de modo responsável e eficiente, e além disso, se conecte com o lado espiritual. Já que espíritos protetores podem inspirar de forma positiva, e assim, iremos realizar nossas escolhas de modo prudente.
Pratique o bem em sua vida, a caridade, o perdão, tenha paciência. E mantenha sua fé iluminada e racional.
“No retorno a vida espiritual reavaliamos o progresso que fizemos ou aquilo que deixamos de fazer. Os detalhes correm por nossa conta”, Orson Peter Carrara
Saiba mais sobre o assunto Planejamento Reencarnatório no programa Prossiga:
Por Juliana Chagas
Jornalista e produtora da Rádio Boa Nova

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||
