O que o espiritismo diz sobre a ansiedade?

Hoje em dia, a ansiedade está se transformando em um dos maiores inimigos do homem. A pessoa ansiosa deseja antecipar tudo o que imagina ser importante, além de ter uma sensação de mal estar físico e psíquico diante de qualquer situação cujo o futuro é incerto.

A ansiedade é um sentimento que atinge muitas pessoas em diversas atividades, por exemplo, durante um discurso, um exame médico, prova, etc. E o problema é que este nervosismo acaba afetando o desempenho da pessoa, além de impedir que ela alcance seus objetivos.

E após muitos estudos, pesquisadores da Harvard Business Scholl, em Boston, Estados Unidos, divulgaram um conselho para ajudar os ansiosos a terem um bom desemprenho nas situações estressantes.

A partir de experimentos, os estudiosos concluíram que cumprir algum ritual antes da atividade pode ser a chave do sucesso, já que ele pode gerar sensação de controle sobre a situação.

Durante a experiência, a equipe de psicólogos criou um experimento onde os participantes eram convidados a cantar, em púbico. Para testar a ansiedade dos participantes, a equipe disse para alguns voluntários antes de subirem ao palco, para que ficassem calmos.

Já outro grupo foi orientado a fazer um simples ritual: através de um desenho, os participantes deveriam expressar o que estavam sentido. Depois, deveriam rasgar e jogar o desenho do lixo.

Como conclusão, os pesquisadores notaram que dizer para se acalmar não funciona.

“É como quando você diz a alguém que está zangado, gritando, que pare de gritar. Não funciona. Mas fazer pequenos rituais como o que foi descrito, isso sim ajuda bastante a pessoa a lidar melhor com sua ansiedade e, depois, a ter um melhor rendimento”, disse o psicólogo Michael Norton, diretor do estudo à BBC.

Qual a importância da doutrina espírita?

A partir de estudos da doutrina espírita é possível buscar a paz e a harmonia, antídotos da ansiedade. Allan Kardec, no capítulo V – Bem Aventurados os Aflitos, de O Evangelho Segundo o Espiritismo, fala que as ansiedades armam muitos crimes e jamais edificam algo de útil na terra.

Caso o homem nascesse para ser ansioso, seria falar que veio ao mundo não como trabalhador e sim como desesperado sem remissão.

E o centro espírita é um excelente lugar para encontrar qualquer auxílio, por exemplo, suponha-se que a ansiedade seja acompanhada por influências de Espíritos imperfeitos. Neste caso, o diálogo é uma maneira para afasta ló. Outras são: os passos, os cursos de Espiritismo, as palestras.

“Lança as inquietudes sobre as tuas esperanças em Nosso Pai Celestial, porque o Divino Amor cogita do bem-estar de todos nós”. (Xavier, 1977, cap. 8)

Confira um vídeo com José Medrado, para a TV Mundo Maior a respeito do assunto:

Fontes: BBC | Verdade e Luz

 

 

Por Juliana Chagas 

Jornalista e produtora da Rádio Boa Nova

leave a reply

WhatsApp chat