O que o espiritismo diz sobre as novas tecnologias?

Com os avanços tecnológicos as buscas por conhecimento e informação estão cada vez mais rápidas, basta um clique e a mensagem já aparece. A cada dia que passa, nos deparamos com novos conceitos e tendências, novidades estas que acabam afetando nossas vidas.

Quem nunca ouviu falar das gerações X, Y e Z?

A geração X diz respeito às crianças que nasceram entre as décadas de 60 e 80, onde televisão era a principal ferramenta de comunicação. Já no início dos 80 há um destaque para a modernização dos computadores e os primórdios da internet.

Já a geração Y, são as crianças que nasceram entre os anos 1980 e meados de 1990, elas se depararam com um mundo que estava em vias de transformações. Nesta época aparecem os emails, novas redes de relacionamentos e a utilização de telefones celulares.

As crianças da geração Z nasceram entre 1995 e 2010 e familiarizadas com a internet, redes sociais.

E a última geração é a Alpha, que é formada por crianças que nasceram a partir de 2010 e já conectadas. Geralmente, essas crianças ficam conectadas 24h por dia e acabam sofrendo de Síndrome do Pensamento Acelerado, já que elas não conseguem tranquilizar sua mente.

Hoje em dia, as tecnologias podem ser utilizadas para o nosso crescimento, porém, é preciso refletir como esta (tecnologia) está alterando o nosso modo de viver. Muitas pessoas passam mais tempo com o celular na mão do que conversando com os demais, e as crianças ficam mais tempo assistindo vídeos na internet com os tablets na mão, do que brincando na rua.

Na obra Curso Dinâmico de Espiritismo, Herculano Pires, escreve:

“Na Era Tecnológica em que nos encontramos a subversão das estruturas antigas chega ao extremo. Profetas alucinados pregam a destruição pura e simples da família e a volta do homem a uma liberdade primitiva que nunca existiu. Os freios de aço da moral burguesa não podem mais conter o ímpeto da carne, dessa frágil carne humana mais forte que a pedra e o aço. Rompem-se os tabus sexuais e a liberdade, essa deusa de barrete frígio dos ideólogos franceses, reverte-se em libertinagem. Não há mais freios, nem divinos nem humanos, que possam conter a fúria dos impulsos desencadeados. Os faunos recalcados do puritanismo vitoriano esfregam as mãos e arregalam os olhos concupiscentes ante o alvorecer da irresponsabilidade. É nesse momento que o conceito espírita de família se impõe como única solução para os problemas atuais.”

Portanto, os pais devem ficar atentos as seus filhos, já que esta novas tecnologias, podem gerar, por exemplo, a solidão.

A vida social é natural?

Resposta: Certamente. Deus fez o homem para viver em sociedade. Deus não deu inutilmente ao homem a palavra e todas as outras faculdades necessárias à vida de relação. (O Livro dos Espíritos, questão 766)

E ainda, é preciso que os pais orientem seus filhos para os riscos dessas tecnologias.

“Os adultos esquecem facilmente de que foram crianças que se acham integrados no mundo diferente, o mundo da gente grande. Esse mundo dos adultos é geralmente feito de ambições, temores, ódios e violências. É um mundo hostil, muitas vezes brutal. Os adultos se tornam criaturas práticas, objetivas, eficientes – o que vale dizer egoístas, secas, frias e insensíveis. Se fizessem algum esforço para vencer essa frieza mortal, lembrando-se um pouco da infância, voltariam a viver e seriam capazes de amor e ternura.” (Livro: Pedagogia Espírita, Herculano Pires).

Já Léon Denis, no livro Depois da Morte, escreveu:

“Educação”, alerta: “(…) Todas as chagas morais são provenientes da má educação. Reformá-la, colocá-la sobre novas bases traria à Humanidade consequências inestimáveis. Instruamos a juventude, esclareçamos sua inteligência, mas, antes de tudo, falemos ao seu coração, ensinemos-lhe a despojar-se das suas imperfeições. Lembremo-nos de que a sabedoria por excelência consiste em nos tornarmos melhores.

Confira os textos: Os perigos das redes sociais e A importância da tecnologia na vida atual

Fonte: O Clarim 

 

 

Por Juliana Chagas 

Jornalista e produtora da Rádio Boa Nova

2 Comments

leave a reply

WhatsApp chat