QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

-->

“Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.” André Luiz

Artigos

Otimismo

Enviado em 8 de agosto de 2016 | No programa: Música e Sensibilidade | Escrito por José Damião | Publicado por Juliana Chagas

Otimismo é a disposição para encarar as situações, por mais adversas que sejam. É sempre enxergar o seu lado positivo, com esforço e dedicação, para que as mesmas tenham um desfecho favorável, mesmo que sejam problemas de difícil resolução.

Mulher de costas em campo, segurando algumas bexigas

O tema nos estimula a uma importante reflexão, por este motivo, no próximo sábado, dia 13 de agosto o programa “Música e Sensibilidade” irá abordar o assunto, trazendo músicas e mensagens de otimismo.

Exemplo na ficção

Me lembro de um desenho produzido em 1962 por Hanna-Barbera: “Lippy e Hardy”. O leão Lippy e a hiena Hardy.

Nele, Lippy sempre bolava planos mirabolantes para os dois se darem bem, mas Hardy, com todo o seu pessimismo, nunca acreditava que teriam sucesso. Nesses momentos ele dizia as frases: “Oh céus! Oh vida! Oh azar! Isto não vai dar certo!”. E nada dava certo, porque os pensamentos e as palavras têm força!

Exemplo na vida real

Pessoas otimistas e pessimistas nos circundam o tempo todo.

O otimista tem sempre a confiança no porvir. E o pessimista acredita que nada vai dar certo, observando sempre as coisas pelo lado ruim.

Com o trabalho no bem, contudo, o otimista também enfrenta as dores, sofrimentos, fracassos, e também alegria, sucesso e felicidade. Mas não vive a lamentar. Não está alheio ao mundo, mas acredita que o ser humano vai desenvolver o progresso moral que irá vencer o orgulho e o egoísmo.

É fundamental não lamentarmos o passado, mas sim, construir um novo presente que com certeza nos renderá um novo futuro.

Ser otimista é a decisão de cada um. Quem vai definir se o nosso dia, ou mesmo a nossa vida será de felicidade ou tristeza, somos nós mesmos.

 

Uma mensagem psicografa por Chico Xavier pelo espírito Emannuel nos faz pensar mais a respeito deste tema:

Não percas o otimismo.

O trabalho é uma benção.

Age construindo.

Quem serve aos outros, semeia paz e alegria para si mesmo.

Se erraste, recomeça a empreitada da ação na qual te comprometeste.

Não creias em vitórias do Bem, sem árduos problemas a resolver.

Convence-te de que a dor é sempre renovação para o Bem.

Evita os assuntos infelizes.

Fala, auxiliando em favor da tranqüilidade e da elevação.

Aprende simplicidade, para que não te vergues ao peso de bagagens inúteis.

Não fujas à luta que a vida te propõe, na intimidade de ti mesmo e, atendendo ao trabalho do dia-a-dia, a fim de superá-la, conserva a certeza de que é pelas tuas próprias prestações de serviço ao bem comum que a bênção da vitória de marcará.

Em nossa condição evolutiva, ainda não sabemos medir a resistência, uns dos outros.

Em razão disso, guardemos a nossa dor ou a emenda que é positivamente nossa e exportemos alegria e esperança onde estivermos.

 

Emmanuel- Psicografia de Chico Xavier

 

Foto ilustrativa: freepik.com

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

Deixe seu comentário:

WhatsApp