QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

-->

“Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.” André Luiz

Artigos

Para onde iremos após a morte?

Enviado em 3 de agosto de 2016 | No programa: Momento Espírita | Escrito por Suzete Andreotti Amorim | Publicado por Juliana Chagas

Todos temos uma certeza, a existência física, a “nossa vida”, tem um final. E, portanto é uma transformação inevitável, passar da convivência física, que nos proporciona o “esconderijo” do corpo, para a liberdade da vida espiritual. E no que implica essa liberdade?

Vários pilares brancos

Nosso ambiente espiritual, em que viveremos nesse período de erraticidade (até a próxima encarnação) é definido por nós mesmos, ao fazermos as escolhas de nosso cotidiano, aqui mesmo durante cada existência. A cada manifestação de preconceito, de malquerer, de raiva, certamente estamos atraindo para junto de nós os que serão nossos companheiros e que nos farão lembrar, a todo momento, desses momentos de desequilíbrio.

Da mesma forma, se agimos com tranqüilidade e ponderação, respeito ao próximo, cultivando o amor e a paz nos ambientes em que estivermos, os nossos companheiros de agora e de depois serão muito mais agradáveis. A liberdade de nos deslocarmos e entrarmos em contato com os que nos são caros, e que possam colaborar com nosso aprendizado e progresso, depende dessas companhias, pois se mais esclarecidas, podem contribuir conosco para esses encontros, ou caso contrário serão elementos a nos segurar em situação de angústia, medo ou até desespero…

E, afinal, onde estaremos?

Onde nosso pensamento nos levar. Se o ambiente mental que construímos é luminoso e fraterno, ainda que estejamos na proximidade física de situações de sofrimento, irradiaremos tranqüilidade e seremos motivadores de bons pensamentos, fonte de boas inspirações. Por outro lado, se desde agora elaboramos pensamentos de revolta e vingança, mesmo que dentro da mais bela morada ou florido jardim, as inspirações produzidas em nós e por nós certamente não deixará de entristecer todos a quem influenciarmos.

Isso nos leva a compreender que, no ambiente espiritual, não existem locações “físicas” boas ou más, cada um de nós criará, em torno de si, o ambiente que estamos desde já a cultivar. Ressalta, então, a importância de nos vigiarmos, sempre no sentido de afastar os pensamentos que tenham a inclinação contrária ao amor ao Criador e ao próximo. Elevado ensinamento de Jesus, ao resumir toda a lei e os profetas nessa regra. E daí surge uma última questão: é fácil atender essa orientação?

Bem, fácil exatamente não é, pois como ainda somos bastante imperfeitos, certo que em boa parte do tempo precisamos de esforço para adequar o pensamento e a prática a esses ditames,  mas é exatamente esse esforço que nos leva ao aprendizado, à incorporação do melhor comportamento à nossa vida.

Construir o futuro espiritual, portanto, não é como ir a uma loja e comprar algum objeto; é instalar em nosso íntimo os componentes que nos façam mais amorosos a cada momento, com a dedicação necessária a superar nossas más inclinações, mesmo sabendo que tal não acontecerá de um momento a outro. Paciência, persistência, humildade em reconhecer os erros, disposição constante para o grande trabalho de nossa vida espiritual, a construção de um futuro de felicidade. Seremos felizes, e estimularemos nossos companheiros em também alcançarem a felicidade.

 

Por Suzete Amorim e Antonio Carlos Amorim

 

Foto ilustrativa: pexels.com

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

Deixe seu comentário:

WhatsApp