Para você, qual o poder da caridade?

Hoje em dia está cada vez mais difícil nos depararmos com pessoas que praticam a caridade, que fazem o bem, que ajudam o próximo. Para você, qual o poder da caridade? Você sabia que a caridade ajuda em nossa evolução?

A doutrina espírita nos ensina que somos espíritos imperfeitos, e por isso, estamos na Terra, na sociedade, para evoluirmos, progredirmos. E ações do bem, como por exemplo, a caridade, ajudam muito neste momento.

A caridade é uma das chaves da evolução, do aperfeiçoamento, já que, por meio dela podemos ajudar o próximo, aprendemos a dividir para saber usar e preservar. Podemos também ampliar nossas ações no benefício coletivo e não mais em favor da satisfação pessoal, aprendemos a nos colocar no lugar do próximo, etc. 

O Livro dos Espíritos e caridade

Para completar, a doutrina espírita, por meio de Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos, nos ensina que todas as virtudes possuem seus méritos, e quando, são realizadas com a intenção de promover o bem sempre serão fontes de luz em nossas vidas. Porém, a caridade é a melhor maneira de enxergarmos o mundo, de entendermos que todos interligados, de mudarmos os nossos valores.

Qual a mais meritória de todas as virtudes?

Respostas : Todas as virtudes têm o seu mérito, porque todas são indícios de progresso no caminho do bem. Há virtude sempre que há resistência voluntária ao arrastamento das más tendências; mas ti sublimidade da virtude consiste no sacrifício do interesse pessoal para o bem do próximo, sem segunda intenção. A mais meritória é aquela que se baseia na caridade mais desinteressada. (Questão 893)

Vale lembrar, que o ato caridoso não é ligado somente aos bens materiais ou a esmola. Ela pode ser exercida de várias maneiras, por exemplo, apoio moral, uma palavra amiga, um abraço, uma prece. E ainda, praticar a caridade é tratar o próximo da mesma maneira que gostaria que fosse tratado, não julgar, é ajudar sem esperar nada em troca, etc. 

Lembre-se que são nos pequenos gestos que o bem é praticado, e também não podemos mudar os outros, porém, podemos mudar a nós mesmos. Pratique a caridade, espalhe amor, solidariedade, carinho, fraternidade.

 

Fonte: Letra Espírita

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

2 Comments

  • Feliz do ser humano que tem Deus em seu coração. Que conhece o espiritismo. Que o pratica na sua verdadeira essência. Que é semear o amor a todos nossos irmãos. A rádio boa nova executa muito bem essa função.
    Parabéns a todos vocês. Deus abençoe

  • Boa tarde, Osvaldo

    Gratidão por seu comentário e sua sintonia

    Abraços fraternos!

leave a reply

WhatsApp chat