Pare de ser egoísta!

O egoísmo é considerado a matriz de todos os males do homem. O egoísta coloca seus interesses, opiniões, desejos em primeiro lugar, além de ser invejoso, ciumento e nunca estar satisfeito com nada.

Allan Kardec, na obra O Evangelho Segundo Espiritismo, diz que o egoísmo é a chaga da humanidade, que deve desaparecer da Terra, já que impede o progresso moral.

“O egoísmo é portanto o alvo para o qual todos os verdadeiros crentes devem dirigir suas armas, suas forças e sua coragem. Digo coragem, porque esta é a qualidade mais necessária para vencer-se a si mesmo do que para vencer aos outros. Que cada qual, portanto, dedique toda a sua atenção em combatê-lo em si próprio, pois esse monstro devorador de todas as inteligências, esse filho do orgulho, é a fonte de todas as misérias terrenas”.

O egoísmo está ligado com a insegurança, com o orgulho e com o melindre, já que o indivíduo tem a necessidade de ter e ser o melhor, por exemplo, um menino (a) rica tem tudo o que deseja, porém ao se deparar com um menino pobre com um brinquedo de madeira vai querer também, já que a felicidade incomoda.

Ainda de acordo com o espiritismo, o egoísmo e o oposto da caridade. Um ser egoísta jamais será caridoso, por exemplo, um familiar chega cansado do trabalho, o outro não faz nada para ajudar. Já aquele que possui atitudes caridosas está sempre disposto a ajudar.

Enquanto sermos egoístas, vamos ficar cada vez mais desgastados pelas conquistas. É preciso desapegar de tudo e de todos para sermos mais felizes porque a felicidade não está nas coisas, e sim, no que somos.

O espiritismo nos ensina que a sabedoria está em viver com o necessário. Lembre-se que o supérfluo é desgastante e não compensa, já que ele vem acompanhado de doenças, desonestidade, etc.

E ainda, o egoísmo pode ser retirado do coração na medida em que vamos estudando o Evangelho e vamos colocando em prática os ensinamentos de Jesus.

Saiba mais sobre o assunto:

 

Fontes: Passamento Espírita | Jornal O Clarim

 

 

 

Por Juliana Chagas 

Jornalista e produtora da Rádio Boa Nova

deixe um comentário

WhatsApp chat