Apesar dos aprendizados proporcionados pela Doutrina Espírita, o Planejamento Reencarnatório ainda é motivo de muitas dúvidas. É frequente, inclusive, a associação com conceitos e ideias presentes na concepção do Destino.
Entretanto, o planejamento reencarnatório é algo complexo, como uma petição ou um requerimento aos espíritos de luz responsáveis pela reencarnação. Esse conceito foi explicado por Celina Sobral em entrevista à Rádio Boa Nova. Celina é palestrante espírita e comunicadora do programa Dualidade, exibido pela TV Mundo Maior.
Para evoluir e alcançar a perfeição, o espírito necessita das várias existências corpóreas. As provas e expiações são o meio da depuração moral, também prevista no projeto e encarnação que escolhemos.
Celina nos conta que as provas são os testes que indicam o quanto estamos aprendendo em nossa encarnação. As expiações, por sua vez são nossos dívidas a serem pagas.
A palestrante ressalta a força do livre-arbítrio que pode modificar os caminhos escolhidos pelo próprio espírito antes da reencarnação. Ainda assim, os caminhos que parecem mais difíceis e longos vão nos levar a evolução.
Questionada sobre a desencarnação ser pré-determinada, Celina explicou que temos uma quantidade de fluido vital para vivenciar a encarnação. Acontece que o fluido pode ser gasto mais ou menos rápido de acordo com suas condutas.
Os exageros com bebida, cigarro ou comida, por exemplo, podem causar a diminuição do fluido vital de sua encarnação. Portanto, suas escolhas podem influir diretamente no tempo de sua encarnação.
O planejamento reencarnatório é realizado a partir de nossas escolhas e condições evolutivas de cumpri-lo. Quando encarnado, nossos livre-arbítrio conduz as escolhas e pode alterar o caminhão antes pensado, porém, sob a lei de progresso sempre evoluiremos.
Para saber mais sobre planejamento reencarnatório, leia:
- Livre-arbítrio: Como utilizar em nossa Encarnação?
- Qual a diferença entre Encarnação e Reencarnação – Rádio Revista André Luiz
Para saber mais sobre o assunto, assista:
Conduta: O planejamento reencarnatório prevê acontecimentos?
Fonte: Livro dos Espíritos. Perguntas 166 à 171
Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza
Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Estagiário de Marketing na TV Mundo Maior.

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||
