Prece aos Desencarnados: O Processo de Transição para o Mundo Espiritual

Em algum momento de nossas orações deveríamos dedicar Prece aos Desencarnados, seja em nosso momento de prece diária ou no dia em que realizamos o Evangelho no Lar. Vivemos um momento de mortes coletivas no planeta e como compreendemos a partir de estudos do Espiritismo, muitos Espíritos podem não estar compreendendo o seu atual estado. 

Buscando palavras para compreender melhor a necessidade da Prece aos Desencarnados, me deparei com um texto esclarecedor de nosso querido Allan Kardec, uma nota da questão 165, presente no Livro dos Espíritos. Alguns de nossos irmãos foram surpreendidos com a morte, estão ligados à questões da matéria e necessitam e prece. 

Após o desencarne o Espírito passa algum tempo no que chamamos de Perturbação Espiritual, um processo que o Espírito passa até recobrar sua consciência, o entendimento do estado espiritual e as lembranças de forma clara. Esse tempo singular e cada espírito terá a sua experiência. 

Por ocasião da morte, tudo, a princípio, é confuso. De algum tempo precisa a alma para entrar no conhecimento de si mesma. Ela se acha como que aturdida, no estado de uma pessoa que despertou de profundo sono e procura orientar-se sobre a sua situação. A lucidez das idéias e a memória do passado lhe voltam, à medida que se apaga a influência da matéria que ela acaba de abandonar, e à medida que se dissipa a espécie de névoa que lhe obscurece os pensamentos”

(Allan Kardec – O Livro dos Espíritos) 

Prece aos desencarnados

Seja amigos, conhecidos e até mesmo pelos desencarnes que ocorrem, dedicar pensamos auxilia aqueles que estão necessitados por vibrações positivas que irão auxiliá-los nos caminhos espirituais. Como nos esclarece a obra O Evangelho Segundo o Espiritismo: 

As preces pelos Espíritos que acabam de deixar a Terra não objetivam, unicamente, dar-lhes um testemunho de simpatia: também têm por efeito auxiliar-lhes o desprendimento.  Desse modo, abreviar-lhes a perturbação que sempre se segue à separação, tornando-lhes mais calmo o despertar. Ainda aí, porém, como em qualquer outra circunstância, a eficácia está na sinceridade do pensamento, e não na quantidade das palavras que se profiram mais ou menos pomposamente e em que, amiúde, nenhuma parte toma o coração.

(O Evangelho Segundo o Espiritismo) 

A prece aos desencarnados, assim como todas as preces sinceras e vindas do coração, são um ato Crístico de Caridade. Auxiliar os desencanados em oração é um auxílio importante e digno. Que Nosso Mestre Jesus e todos os Espíritos de Luz e Verdade recebam de braços abertos todos os queridos irmãos que deixam a Terra nesse momento de desafio global. Que Deus abençoe a todos, pois  bem-aventurados eles sejam consolados. Fiquem bem! 

Gostou do texto? Então, confira a seguir uma Prece aos desencarnados

 

Fonte: O Livro dos Espíritos – Cap. III, Da volta do Espírito, extinta a vida corpórea, à vida espiritual.  O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. XXVIII, item: Prece pelos que já não são da Terra.

 

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Assistente de Mídias Sociais na TV Mundo Maior.

 

 

Faça uma doação pelo site: feal.colabore.org

leave a reply

WhatsApp chat