Durante muito tempo, as mulheres foram vistas como uma figura materna, ou seja, como mãe, dona de casa. Entretanto, essa imagem passou a ser secundária, já que as mulheres estão conquistando cada vez mais espaço na sociedade.
Com o passar do tempo, as mulheres passaram a lutar por seus direitos, com isso, estão conseguindo aumentar seu espaço nas estruturas sociais, deixar de lado a figura de dona de casa, e ainda, estão assumindo cargos importantes, por exemplo, em empresas.
Um dos movimentos que mais ganhou força é o feminismo, movimento em que as mulheres lutam pela igualdade feminina e masculina. Podemos destacar também o empoderamento feminino, que além de buscar a igualdade entre os gêneros, luta para garantir que toda mulher possa ter participação tanto politicamente como economicamente na sociedade.
Durante uma participação no programa Espírito de Mulher, a comunicadora Fernanda Fernandes, falou:
A palavra ‘empo’ diz respeito ao lugar da mulher reconhecer suas qualidades, suas habilidades. As pessoas confundem ser empoderadas com passar um batom vermelho, isso fala sobre a mulher de alguma forma aceitar a sua imagem.
E completou:
“Empoderamento é quando a mulher se posiciona e tem o seu espaço, o seu lugar de fala na sociedade. É se posicionar no trabalho, nos relacionamentos, é ter autoconfiança e credibilidade em todos os âmbitos”.
Há muitos caminhos a serem percorridos, é preciso combater o machismo na sociedade, igualar o salário, melhorar a proteção de mulheres que se sentem ameaçadas, etc. Os desafios são grandes, porém, quanto menor a resistência das pessoas em questionar e combater as causas femininas, melhor e mais ampla será a efetivação de uma sociedade mais igualitária.
Para finalizar, não devemos nos esquecer nos ensinamentos dos espíritos, na questão 822, da obra O Livro dos Espíritos, que diz:
Sendo iguais perante a lei de Deus, devem os homens ser iguais também perante as leis humanas? “A lei humana, para ser equitativa, deve consagrar a igualdade dos direitos do homem e da mulher. Todo privilégio a um ou a outro concedido é contrário à justiça. A emancipação da mulher acompanha o progresso da civilização.
Quer saber mais sobre o papel da mulher na sociedade? Não perca, dia 5 de dezembro, O Dia da Missão Espírita. Confira, às 14h00, uma palestra com Goretti Bussolo, presidente do Instituto Todas Marias e com a Dra Valéria, delegada da Delegacia da Mulher.
Fontes: Brasil Escola | Portal do Espírito

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||
